Aeroporto Santos Dumont terá voos limitados a até 400 km de distância

O Ministério dos Portos e Aeroportos assinou uma Portaria limitando a oferta de voos do aeroporto Santos Dumont

Por Marcel Cardoso Publicado em 11/08/2023, às 07h14

A discussão sobre o aeroporto carioca ganhou um novo capítulo - Divisão de Operações do ICA

O Ministério de Portos e Aeroportos assinou ontem (10), uma Portaria que oficializa a limitação operacional do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a voos para um raio de até 400 km do local.

A decisão, que entrará em vigor em janeiro de 2024, exclui terminais que ofertam voos internacionais. Tendo a configuração da malha atual como referência, a medida beneficiaria, teoricamente, o aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, como já estava previsto, e Campos dos Goytacazes (CAW), no norte fluminense. 

Brasília (BSB) ficou de fora, inicialmente, mas já há uma pressão política por parlamentares do Rio para que a capital federal seja incluída entre os destinos possíveis a partir do SDU, por meio do envio de um projeto de lei que está sob análise da pasta do setor.

Latam Airlines e Gol Linhas Aéreas já anunciaram o remanejamento de alguns voos para o aeroporto do Galeão (GIG). A Azul Linhas Aéreas, a mais afetada pelas mudanças, ainda não se manifestou.

Como AERO Magazine tem informado, a antiga discussão envolvendo os terminais do Rio se acirrou durante a última rodada de leilões aeroportuários, que aconteceu em agosto de 2022. O modelo de gestão proposto para o Santos Dumont levantou a críticas de parlamentares e da prefeitura do capital fluminense, culminando na sua retirada do certame.

Caso pode ir à Justiça

Segundo a Folha de São Paulo, Guti Costa, Prefeito de Guarulhos, ameaçou ir à Justiça caso a restrição de voos para o SDU saia mesmo do papel. Segundo estimativas da administração municipal, pouco mais de 30 voos diários deixarão de ser feitos para o aeroporto internacional de São Paulo (GRU), localizado na cidade, o que causaria uma queda de 23% na arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS).

Para aqueles que não estavam entendendo os motivos de nossa briga pelo Galeão!!!! Essa manifestação do prefeito da linda cidade de Guarulhos mostra bem o nível de SACANAGEM que estavam fazendo com o Rio! O Brasil é maior do que isso. Nenhum lugar precisa crescer com a desgraça… pic.twitter.com/V6hjNSqRPf

— Eduardo Paes (@eduardopaes) August 10, 2023

Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, reagiu em uma publicação em rede social, dizendo que "nenhum lugar precisa crescer com a desgraça alheia".

Aeroporto Aeroportos Galeão Rio de Janeiro Santos Dumont Congonhas Governo ponte aérea Portaria Portos

Leia também

Gol aumenta oferta de voos no Rio de Janeiro
Aeroporto Santos Dumont superou os 5 milhões de passageiros