Imagens aéreas mostram pistas e taxiways do aeroporto Salgado Filho cobertas de água. Metar fica indisponível
Por Micael Rocha Publicado em 05/05/2024, às 14h15
O aeroporto Internacional Salgado Filho (SBPA), o principal do Rio Grande do Sul, foi inundado após a cheia do Rio Guaíba e seus afluentes. Imagens divulgadas hoje (5), nas redes sociais, mostram a extensão dos danos, com as pistas de táxi e pouso cobertas de água. As operações do aeroporto permanecem suspensas por tempo indeterminado.
Nas imagens que circulam online, é possível ver partes da pista 11/29 e das taxiways conectadas aos terminais completamente submersas, além das áreas dos hangares de aviação geral. O setor onde se encontram equipamentos elétricos essenciais para as operações do aeródromo também está alagado.
O jardim meteorológico do aeroporto, onde ficam os equipamentos que coletam dados sobre as condições do tempo, foi afetado pelas enchentes, deixando o METAR de Porto Alegre indisponível.
A empresa responsável pela gestão do aeroporto, a Fraport Brasil, divulgou uma nota afirmando que o terminal foi evacuado e fechado, mantendo-se aberto apenas para equipes de segurança e gestão do sítio aeroportuário:
“A Fraport Brasil informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. Seguimos em contato com a Defesa Civil, autoridades e companhias aéreas para acompanhar e avaliar a situação. Para segurança de todos, o Terminal de Passageiros será fechado”.
A Fraport Brasil orienta os passageiros que têm voos marcados para o aeroporto Salgado Filho a entrarem em contato com suas companhias aéreas para mais informações sobre o status de seus voos.