Aeroporto internacional de Brasília completa 65 anos

Aeroporto internacional de Brasília é hoje o segundo mais movimentado do Brasil

Marcel Cardoso Publicado em 03/05/2022, às 09h55

O Pier Norte é um dos recentes investimentos recebidos pelo aeroporto de Brasília - Inframerica/Divulgação

O aeroporto internacional de Brasília (BSB), no Distrito Federal, completa 65 anos nesta terça-feira (3). Ele foi inaugurado pouco menos de três anos antes da própria capital.

Sua construção durou cerca de seis meses e, ao contrário do que muitos pensam, não foi o primeiro aeroporto da região. Ele substituiu o antigo aeroporto de Vera Cruz, que possuía uma estrutura precária, apesar de ter uma pista com 2.700 metros de extensão. Após a inauguração do novo terminal, ele foi transformado no também hoje extinto terminal rodoferroviário de Brasília.

A hoje extinta Pan Am fez o primeiro voo internacional de BSB - Foto: Arquivo Nacional/Acervo

 

BSB possui duas pistas paralelas de 3.200 e 3.300 metros. Esta última foi a maior do Brasil até ser superada pela do internacional do Rio de Janeiro (GIG), na década de 1970, e a do aeródromo de Gavião Peixoto, em São Paulo, em 2001, com seus quase 5 mil metros.

Em fevereiro de 2012, a administração do aeroporto foi transferida para a iniciativa privada. Em junho de 2014, a concessionária Inframérica entregou as obras do Píer Norte e do Píer Sul, garantindo um aumento no número de portões de embarque e uma expansão da área útil. Até hoje, foram investidos R$ 1,7 bilhão dos R$ 2,85 bilhões previstos no local.

Atualmente, o BSB está se recuperando dos efeitos da pandemia de covid-19. Pouco mais de dez milhões de passageiros passaram pelo terminal em 2021, o que representa um movimento 37% inferior a 2019 (pré-pandemia), mas 33% maior do que o do ano seguinte, mantendo o aeroporto da capital federal como o segundo mais movimentado do país, atrás apenas do internacional de São Paulo (GRU).

aeronave notícias de aviação avião aviação Aeroporto Brasília

Leia também

Voo mais longo do mundo com 737 MAX será da Gol
Aeroporto de Brasília terá novos voos para os EUA e Argentina