Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, vai manter limitar acesso de passageiros até que haja planejamento para o atual cenário
Marcel Cardoso Publicado em 30/09/2022, às 08h33
O aeroporto internacional de Schiphol (AMS), em Amsterdã, capital da Holanda, vai continuar com sua política de limitação de atendimento de passageiros até, pelo menos, março de 2023.
A administração do principal terminal holandês informou que as companhias aéreas que operam no local precisam fazer um planejamento de longo prazo, a fim de se adaptarem ao atual quadro de déficit de funcionários para atender a demanda atual.
"É necessário manter um número máximo de viajantes”, segundo Hanne Buis, COO do Royal Schiphol Group, controlador de AMS. “Queremos garantir a segurança dos funcionários e viajantes e oferecer um processo aeroportuário mais confiável. Isso naturalmente tem consequências para viajantes e companhias aéreas, o que achamos irritante”, concluiu.
A última temporada de verão no hemisfério norte expôs um grave problema não somente em Schiphol, mas em boa parte dos principais aeroportos da Europa e dos Estados Unidos. Centenas de voos foram cancelados em Heathrow (LHR), em Londres, como consequência da falta de pessoal para atender uma demanda de passageiros que superou todas as expectativas.
No outro lado do Atlântico, a American Airlines cancelou 30 mil voos programados somente para novembro, pelo mesmo motivo. A United Airlines cortou 10% de sua programação para o período a partir de seu principal centro de operações, Newark (EWR), e a Delta Air Lines cortou 100 voos diários.