Aeroporto de Guarulhos registrou recorde histórico em 2024

Após cinco anos, o aeroporto internacional de São Paulo voltou a registrar recorde de movimento de passageiros

Por Marcel Cardoso Publicado em 02/01/2025, às 07h51

Quase quatro milhões de passageiros passaram pelo terminal apenas em dezembro - Luís Neves

O aeroporto internacional de São Paulo (GRU) registrou um novo recorde no transporte de passageiros em 2024, totalizando 43,6 milhões de viajantes. O número superou a marca anterior de 43,0 milhões, alcançada em 2019, último ano antes da pandemia de covid-19.

Em dezembro, segundo a GRU Airport, 3,9 milhões de passageiros transitaram pelo maior terminal do país em cerca de 22.300 operações de pousos e decolagens. O aumento foi impulsionado pelas viagens de fim de ano, que registraram um crescimento de 8% no fluxo de pessoas em comparação à média dos outros meses. 

Recife (REC) foi o destino doméstico mais procurado durante as festas de fim de ano, seguido por Porto Alegre (POA) e Rio de Janeiro (GIG/SDU). Entre os internacionais, Santiago (SCL) e Buenos Aires (EZE/AEP) lideraram as buscas, seguidos por Miami (MIA), Lisboa (LIS), Bogotá (BOG), Madri (MAD) e Roma (FCO).

Em 2024, o aeroporto recebeu mais de 119.000 passageiros por dia, com uma média de 820 voos diários para mais de cem destinos nacionais e internacionais.

Concessão do aeroporto de Guarulhos foi prorrogada 

No fim de novembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou a aprovação de um aditivo ao contrato de concessão do aeroporto internacional de São Paulo por mais dezesseis meses, até novembro de 2033.

A medida autoriza novos investimentos no complexo pela concessionária GRU Airport e prevê a ampliação e modernização da infraestrutura. Estão previstos investimentos no valor de R$ 1 bilhão para adequá-la ao aumento da demanda de passageiros e aeronaves.

aeroporto de Guarulhos destinos internacionais destinos nacionais recorde de passageiros 2024 voos diários Guarulhos

Leia também

Royal Air Maroc retomará voos ao Brasil nos próximos dias
Concessão do aeroporto de Guarulhos é prorrogada até 2033