Avião colapsou o trem de pouso dianteiro durante aterrissagem na pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Por Wesley Lichmann Publicado em 02/11/2023, às 12h15
Um avião de pequeno porte teve ontem (1), problemas no trem de pouso durante aterrissagem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, interrompendo os pousos e decolagens por cerca de duas horas.
O fechamento temporário resultou no cancelamento de aos menos 23 voos até a manhã desta quinta-feira, enquanto outros 17 foram transferidos na noite anterior para os aeroportos de Guarulhos, na grande São Paulo; e Viracopos, em Campinas.
Por volta das 19h50 da quarta-feira, um Piper PA-42 Cheyenne matrícula PR-BZZ, colapsou o trem de pouso dianteiro quando pousava na pista principal 17R-35L, do aeroporto central de São Paulo, provocando a suspensão dos pousos e decolagens.
A Aena Brasil, administradora do terminal da capital paulista, liberou a pista por volta das 21h49. Para mitigar os efeitos do incidente, o aeroporto ficou aberto uma hora a mais que o permitido, até a meia-noite.
O PR-BZZ realizava o transporte aeromédico de Cuiabá, no Mato Grosso, para São Paulo. Nenhum ferimento foi relatado entre os ocupantes do avião de propriedade da Abelha Táxi Aéreo. O paciente foi retirado com segurança pela equipe médica do aeroporto.
A documentação do turboélice e da operadora está regularizada junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Investigações serão realizadas para determinar as possíveis causas do colapso do trem dianteiro da aeronave produzida em 1983, pela Piper Aircraft.
A Aena orienta os passageiros afetados a entrarem em contato com as companhias aéreas. As três principais companhias aéreas, Azul, Gol e Latam, estão reorganizando suas respectivas malhas e afirmam que estão prestando toda a assistência necessária aos seus passageiros