Aeroporto de Bogotá superou Guarulhos como o mais movimentado da América do Sul

El Dorado movimentou 35,5 milhões de passageiros em 2022, superando em cerca de 1,1 milhão o tráfego registrado em Guarulhos

Por Wesley Lichmann Publicado em 23/02/2023, às 15h47

No ano passado, El Dorado retomou em 101% as operações em relação a 2019 - Divulgação

O aeroporto El Dorado, em Bogotá, movimentou 35,5 milhões de passageiros em 2022, tornando-se o mais movimentado da América do Sul. O terminal superou em cerca de 1,1 milhão o tráfego de Guarulhos, que registrou 34,4 milhões de embarques e desembarques no ano passado.

Além de assumir a liderança no fluxo de passageiros na América do Sul, o aeroporto de Bogotá só é superado na América Latina pelo terminal da Cidade do México, por onde passaram 46,2 milhões de pessoas.

Durante o ano de 2022, El Dorado retomou em 101% as operações em relação a 2019, ano pré-crise sanitária.

Principal centro de conexões da Avianca, o terminal aéreo de Bogotá conecta os mercados latino-americano e norte-americano, além de voos diretos para as principais capitais da Europa.

Aeroporto de Bogotá é o principal centro de conexões do grupo Avianca.

 

O aeroporto da capital colombiana foi reconhecido pela Cirium, principal referência de dados da indústria aérea, como o nono mais pontual do mundo, com 80,72% dos mais de 273 mil voos no horário.

Além disso, a Skytrax, consultoria britânica especializada em qualidade de transporte aéreo internacional, reconheceu El Dorado como o melhor aeroporto da América do Sul.

No ano passado, quatro novas companhias aéreas iniciaram seus serviços na capital colombiana; Plus Ultra, Arajet, Turpial Airlines e Ultra Air. O aeroporto El Dorado possui voos de trinta e três companhias aéreas que voam para 88 destinos, sendo 42 domésticos e 46 internacionais. 

"Recebemos com orgulho e satisfação esta notícia, pois ela é fruto de um trabalho árduo que temos feito junto com toda a comunidade aeroportuária, para fazer de El Dorado a porta de entrada da América Latina e promover o turismo nacional e internacional. Na OPAIN, continuaremos trabalhando para oferecer avanços em infraestrutura e tecnologia, para continuar atendendo à crescente demanda de passageiros e oferecer um serviço melhor a cada dia a todos os nossos usuários que se conectam com a Colômbia e o mundo", disse Natalí Leal, gerente geral da OPAIN, administradora do aeroporto.

movimento Aeroportos passageiros Guarulhos Avianca Fluxo Embarque GRU Colômbia Bogotá BOG Desembarque Trafégo

Leia também

Acionista majoritário da Viva nega oferta da JetSmart e é favorável a fusão com a Avianca
Avianca iniciou nova rota em São Paulo