Aeronaves privadas auxiliam no transporte gratuito de órgãos em São Paulo

Transporte de órgãos e aviões privados integram a nova iniciativa do governo paulista

Por Micael Rocha Publicado em 29/11/2024, às 08h00

Governo de São Paulo possui ação que utiliza aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos vitais - FAB

O programa TransplantAR Aviação Solidária, do governo do Estado de São Paulo, é uma ação que utiliza aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos destinados a transplantes. A iniciativa busca otimizar a logística de captação e reduzir a perda de órgãos, aumentando as chances de sucesso nos procedimentos cirúrgicos.  

Lançado pelo governador Tarcísio de Freitas, o programa é fruto de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) e não gera custos aos cofres públicos. O IBA é o  responsável por selecionar os proprietários de aeronaves dispostos a doar horas de voo, utilizando helicópteros, turboélices e jatos particulares, que oferecem maior agilidade em comparação a voos comerciais.  

A Central de Transplantes será responsável por acionar o IBA sempre que houver necessidade de apoio aéreo, especialmente para o transporte de órgãos que exigem rapidez, como coração e pulmões, que precisam ser transplantados em até quatro horas após a captação.

A iniciativa também facilitará deslocamentos para áreas remotas, ampliando a frota solidária e reduzindo perdas por questões logísticas.  

Dados recentes apontam que o estado é responsável por 31% de todos os transplantes realizados no Brasil, com mais de 5 mil procedimentos realizados no primeiro semestre de 2023. Com 23 mil pessoas aguardando transplantes no estado de São Paulo, o programa traz esperança aos usuários da saúde pública no estado.

Governo do Estado de São Paulo transporte gratuito de órgãos TransplantAR Aviação Solidária

Leia também

Aviação comercial brasileira transportou 68,5 mil órgãos para transplantes
Transporte de órgãos em voos comerciais foi regulamentado por lei