Aerolineas Argentinas avança em sua frota de cargueiros, se equipando com plataformas de elevação de carga
Por Martín Romero Publicado em 21/10/2022, às 21h59
Desde meados do ano, a Aerolineas Argentinas estuda a criação de sua nova divisão de cargueiros. Embora a empresa já opere essa divisão sob o nome de Jet Paq, ela faz embarques nos porões de voos regulares de passageiros em todo o país e nos destinos internacionais de propriedade da empresa.
Em julho, a companhia disse que estava considerando alugar aeronaves do modelo 737-800BCF (Boeing Converted Freighter) para expandir sua presença em carga aérea e aproveitar o crescimento do e-commerce.
Esta semana, a empresa publicou em seu site, na seção de fornecedores, um edital para aquisição de plataformas de elevação com capacidade o Boeing 737-800BCF e Dollies Porta Pallets. Algo que chamou a atenção é que a licitação inclui o mesmo equipamento, mas compatível com a plataforma do Airbus A330-200F.
A Aerolíneas Argentinas vê uma grande oportunidade na expansão do e-commerce, mais pontualmente com empresas que produzem mercadorias na Terra do Fogo e buscam fazer entregas rápidas em todo o país.
Um outro fator é que a JetSmart é a única empresa na Argentina que tem a capacidade de transporte da Belly Cargo, ou seja, transportando carga nas "barrigas" dos aviões. Isso se deve, entre outros fatores, ao fato de que o porão de carga do A320 é muito mais amplo que o do B737. Na Argentina, a JetSmart já transportou mais de 700 toneladas de carga no primeiro ano de serviço.
Há um precedente que durou muito pouco tempo. A Aerolíneas Argentinas operou um Boeing 737-300SF entre setembro de 2005 e novembro de 2006. A aeronave com registro LV-BBZ só operava um ano sob a marca Aerolíneas Argentinas Cargo.