Acidente com ATR no sudeste asiático completa 10 anos

O mau tempo, aliado a erros da tripulação, resultaram no acidente que matou 49 pessoas no Laos, no sudeste asiático

Por Marcel Cardoso Publicado em 16/10/2023, às 17h08

A aeronave havia feito o seu primeiro voo sete meses antes do acidente - Reprodução/Redes Sociais

Há exatos dez anos, em 16 de outubro de 2013, um ATR 72-600 da Lao Airlines caiu em um rio no Laos, país do sudeste asiático.

A aeronave de matrícula RDPL-34233, cujo primeiro voo ocorreu apenas sete meses antes do acidente, seguia de Wattay (VTE) para Pakse (PKZ), em condições climáticas adversas, por conta da passagem de um tufão e que afetou a visibilidade na região.

#OTD in 2013: Lao Airlines Flight 301, an ATR 72, crashes in Pakse (Laos). All 49 aboard die – worst accident of 2013. Plane went down in Mekong River after crew failed to execute a missed approach. A combination of changing weather and crew actions were some of the factors. pic.twitter.com/iDLC3exVil

— Air Safety #OTD by Francisco Cunha (@OnDisasters) October 15, 2023

Durante a aproximação para PKZ, um erro na pré-seleção de altitude (ALT SEL), por parte da tripulação, durante o procedimento, fez com que uma sucessão de falhas acontecesse durante uma segunda tentativa para pouso, culminando com a queda do avião no rio Mekong e com a morte das 49 pessoas a bordo.

O relatório final do acidente, divulgado em novembro de 2014, apontou a mudança repentina das condições meteorológicas e a falha da tripulação de voo em executar corretamente a aproximação por instrumentos publicada, incluindo o procedimento de aproximação perdida publicado, o que resultou no impacto da aeronave.

A Lao Airlines possui hoje uma frota composta por 14 aeronaves dos modelos Airbus A320, ATR 72-600 e Xian MA-60.

Acidente ATR Mau tempo Laos sudeste asiático tufão Lao Airlines tragédia rio Mekong

Leia também

Novo avião convertido da ATR teve motor certificado
Boeing 777 cargueiro ganha novo operador na Ásia