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No Canadá

Novo avião convertido da ATR teve motor certificado

Motor fabricado pela Pratt & Whitney foi certificado por autoridades canadenses. Novo avião fará pousos em pistas mais curtas


O ATR 42-600S já possui mais de 20 pedidos firmes e os primeiros voo comerciais deverão acontecer em 2025 - Divulgação
O ATR 42-600S já possui mais de 20 pedidos firmes e os primeiros voo comerciais deverão acontecer em 2025 - Divulgação

Reguladores da aviação do Canadá concederam certificação para o motor PW127XT-L, da Pratt & Whitney, que será utilizado no ATR 42-600S.

A aeronave, que será convertida para efetuar pousos e decolagens em pistas curtas, reduzirá as distâncias para as operações para apenas 800 metros em condições de voo padrão, podendo atender mais de 1.000 aeroportos com esta configuração, como o de Jacarepaguá (RRJ), no Rio de Janeiro, por exemplo.

Esta certificação é um marco significativo para o programa ATR 42-600S, pois as modificações nos motores fazem parte das principais mudanças técnicas que estamos trazendo para a aeronave, além do leme e da aviônica, com enorme influência no desempenho na decolagem”, disse Daniel Cuchet, vice-presidente sênior de engenharia da ATR.

A próxima etapa é a certificação do motor pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa), prevista para acontecer até dezembro.

A ATR já recebeu mais de 20 compromissos para o ATR 42-600S e os primeiros voos comerciais acontecerão em 2025.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/10/2023, às 08h48


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