Acidente com aeronave dos EUA ocorreu durante treinamento da Otan

V-22 Osprey transportava fuzileiros navais em treinamento militar da Otan na Noruega

Por André Magalhães Publicado em 19/03/2022, às 11h30

MV-22 Osprey pode realizar pousos e decolagens na vertical o que facilita seu uso a bordo de porta-aviões - Corpo de Fuzileiros Navais / Elias E. Pimentel III

Nessa sexta-feira (18), um MV-22 Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, com quatro pessoas a bordo, caiu na Noruega durante um treinamento militar com forças aliadas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Todos os quatro tripulantes do Osprey morreram na queda. A aeronave desapareceu por volta das 18h26 (horário local). O Osprey tinha como missão pousar em uma base na cidade de Bodø. A última posição registrada da aeronave norte-americana foi na região de Saltfjellet.

A Noruega iniciou uma operação de busca e resgate da aeronave e da tripualação por meio de um navio militar e um helicóptero. Contudo, as condições climáticas afertaram a missão.

“Devido às condições meteorológicas, não foi possível descer até ao local. A polícia e as equipes de resgate, incluindo moradores e a Cruz Vermelha, estavam a caminho da área”.

O MV-22 Osprey estava participando do exercício Cold Response 22, um treinamento militar que conta com a participação de 25 países aliados e parceiros da Otan.

Cold Response 22 has started in Norway. Around 200 aircraft and 30,000 allied troops are taking part in this Norwegian led Exercise 🇳🇴The addition of B-52s from Bomber Task Force 🇺🇸 highlights the dynamic capabilities NATO has at it's disposal

Read more: https://t.co/hVavHiessI pic.twitter.com/7mOYWYWBPQ

— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) March 15, 2022

O Core 22 (como também é chamado) acontece nos meses de março e abril e tem a presença de 200 aeronaves e 30.000 soldados, além de meios terrestres e marítimos. O objetivo principal da missão deste exercício é o treino sob condições de clima frio.

Esta operação do lado ocidental acontece durante o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, que chega em sua terceira semana. O Core 22 também pode ser visto pelo lado russo como uma demonstração de força da Otan.

Atualizado dia 21 de maço, às 09h27

aeronave notícias de aviação avião aviação Estados Unidos Acidente Noruega Treinamento Militar MV-22 Osprey

Leia também

Suposto drone militar da era soviética teria caído misteriosamente na Croácia
Helicópteros militares caem próximos e simultaneamente, nos EUA