Ao todo a força aérea planeja modernizar 42 unidades da aeronave
Por André Magalhães Publicado em 26/01/2022, às 09h35
Trabalho de modernização das aeronaves está sendo feita na unidade da FAB de Lagoa Santa, Minas Gerais | Foto: FAB / Sargento Gaedke
A Academia da Força Aérea (AFA) iniciou nesta segunda-feira (24) os primeiros voos de instrução com os T-27M, a versão modernizada da aeronave. A turma de cadetes aviadores Anúbis fez parte desse importante marco.
A instrução foi liderada pelo comandante da AFA e brigadeiro do ar, Marcelo Gobett Cardoso, que já foi piloto e líder do Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça.
Até o momento a instituição militar têm quatro aviões, que chegaram no dia nove de dezembro de 2021. Os atualizados tucanos já receberam a assinatura da Permissão Especial de Voo Inicial (Pevi), o que garante o começo das operações.
Marinha dos EUA corre para recuperar caça F-35C antes da Rússia e China
Os T-27M receberam um glass cockpit, a instalação do Sistema de Vigilância Aérea Automático (ADS-B), que permite a vigilância da posição via navegação por satélite, e a modernização do sistema de comunicação.
Foram iniciados hoje (24/01), os voos com os cadetes aviadores da Turma Anúbis nas aeronaves T-27M.
— Academia Da Força Aérea (@afamilitar) January 25, 2022
O Brigadeiro do Ar Marcelo GOBETT Cardoso, Comandante da AFA, realizou o primeiro voo de instrução com o líder do Corpo de Cadetes da Aeronáutica.
📸 Sgt Gaedke#AFA #FAB pic.twitter.com/bBLPY7SXEj
Ao todo a Força Aérea Brasileira (FAB), planeja modernizar 42 unidades dos atuais T-27 Tucano. O planejado é que o trabalho de modernização das aeronaves, que está sendo feito no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais, seja concluído em dezembro deste ano.