Abesata e Aspa firmam parceria para aprimorar serviços de ground handling no Brasil e nos EUA, com foco em melhores práticas e eficiência operacional
Por Gabriel Benevides Publicado em 07/05/2025, às 16h35
A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Abesata) firmou um acordo de entendimento mútuo com a Association of Airline Service Providers (Aspa), dos Estados Unidos. O objetivo é promover o intercâmbio de melhores práticas e a cooperação em interesses comuns no setor de ground handling nas Américas.
A Aspa representa empresas de serviços em solo nos Estados Unidos, com foco em segurança, treinamento, eficiência operacional e condições de negócios nos aeroportos do país. A entidade também atua em políticas públicas voltadas ao suporte do setor.
No Brasil, a Abesata representa as Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (Esatas) e trabalha pela melhoria da qualidade dos serviços em solo e pelo fortalecimento institucional da aviação civil.
O acordo firmado visa ampliar o conhecimento mútuo entre as associações, identificar prioridades comuns e desenvolver iniciativas que tragam benefícios para seus associados. A colaboração também busca impulsionar a eficiência dos serviços prestados por empresas de ground handling nos dois países.
“Estamos muito honrados com essa parceria, pois a conexão com uma entidade irmã da Abesata nos Estados Unidos é uma excelente oportunidade para compartilhar melhores práticas e fortalecer cada vez mais as operações das empresas de serviços em solo no Brasil”, afirmou Ricardo Aparecido Miguel, presidente da Abesata. No país, o setor reúne mais de 40 mil trabalhadores.
“A Aspa está entusiasmada em colaborar com a Abesata. Esperamos estabelecer uma parceria duradoura ao trabalharmos juntos em melhores práticas e interesses comuns que contribuirão para o aprimoramento da comunidade da aviação mundial”, declarou Ken Pierce, presidente da Aspa, que representa 23 empresas associadas nos Estados Unidos.