Abear muda presidência após onze anos

Após onze anos Eduardo Sanovicz deixa o cargo de presidente e Jurema Monteiro assume a presidência da Abear

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 02/05/2023, às 16h30

Eduardo Sanovicz e Jurema Monteiro assumem novos cargos dentro da Abear - Abear

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) mudou a presidência após onze anos, com o executivo Eduardo Sanovicz deixando o cargo de presidente e assumindo, a partir de hoje (2), a presidência executiva do Conselho Deliberativo da associação, enquanto Jurema Monteiro, atual diretora de relações institucionais e que atua na entidade desde 2015, será a nova presidente.

Na nova função, Sanovicz e os conselheiros (representantes das empresas associadas) irão deliberar diretrizes e propor os planos de ação da Abear, analisar e aprovar as normas que envolvem a estrutura da entidade e decidir sobre orçamento programado e sua execução. Em nota a associação afirmou que a transição vem sendo preparada há dois anos, e sua conclusão foi aprovada recentemente por unanimidade no Conselho Deliberativo.

“Quando fundamos a Abear, em 2012, e assumi a presidência a convite das empresas aéreas, a aviação vivia seu grande momento. Desenhamos a associação quando a aviação estava no sétimo para o oitavo ano de uma década gloriosa, de 2003 a meados de 2015, na qual mais que triplicamos o número de passageiros, de 30 milhões para 100 milhões, e a tarifa média caiu pela metade”, explicou Sanovicz.

Todavia, nos últimos anos o transporte aéreo brasileiro enfrenta uma série de desafios, como custo elevado e retração da atividade econômica.

“A partir de 2017, com a disparada dos custos do querosene e a queda do poder aquisitivo da população, associada à perda da capacidade de investimento das empresas. Para a próxima década, estes são os desafios que se apresentam ao setor”, disse Sanovicz.

Ao longo de doze anos a Abear se destacou por sua atuação no setor aéreo e junto ao poder público, ampliando o alcance das demandas e realidades da aviação comercial brasileira. Um dos desafios atuais será manter o diálogo com o setor público e a população.

“Passados pouco mais de 11 anos, fomos vitoriosos, entregando resultados expressivos para o setor e para o País. A Abear tornou-se uma referência, e para fortalecer a entidade, as empresas associadas e o setor aéreo, é hora de ampliar e renovar nossa força e representatividade”, completa Sanovicz.

A nova presidente da associação, Jurema Monteiro, é Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Comunicação pela ESPM e mestre em Turismo pela Universidade de Brasília (UNB). A executiva atuou nas áreas de comunicação e marketing em agências de viagens e operadores de turismo. No setor público, atuou na Embratur e no Ministério do Turismo, em projetos que conectam políticas públicas e a iniciativa privada, com foco na promoção e comercialização de destinos turísticos.

“Aceitei este desafio de liderar a transição e presidir esta entidade que é referência no setor de transportes. Acredito que poderemos construir, com diálogo permanente, uma agenda para enfrentar os desafios, e buscar medidas estruturantes para o crescimento sustentável do setor. Dessa forma será possível aumentar o número de passageiros e democratizar ainda mais este modal que é essencial para o Brasil”, afirma Monteiro.

Abear Companhias Aéreas transporte aéreo empresas aéreas Eduardo Sanovicz Jurema Monteiro

Leia também

Setor aéreo está preocupado com possível aumento de impostos
Brasil tem ao menos um caso de passageiro indisciplinado por dia