Exercícios entre a força aérea britânica e do Qatar permite intercâmbio militar de ambos os lados e amplia capacidade dos aviões
Por André Magalhães Publicado em 29/06/2022, às 12h30
Os caças Dassault Rafale da força aérea do Qatar foram reabastecidos por um A330 MRTT britânico durante o Exercício Soaring Falcon.
O treinamento realizado no Qatar teve por objetivo capacitar os militares de ambos os lados e ampliar a interoperabilidadede tática e de uso de equipamentos conjuntos.
Este é a segunda operação em conjunto entre as nações, que ocorre em paralelo a implementação da capacidade de reabastecimento aéreo da força aérea do Qatar. Um acordo entre o Londres e Doha foi assinado para permitir tal apoio logístico.
"Foi um privilégio trabalhar ao lado de nossos aliados do Qatar durante este exercício. Atividades integradas como essas não apenas oferecem a oportunidade de aprimorar nossas habilidades e ajudam a desenvolver conhecimentos bilaterais de reabastecimento ar-ar com nosso parceiro", disse um militar inglês.
Os laços militares entre britânicos e cataris são extensos, tanto que o 12º esquadrão da força aérea real britânica (RAF, na sigla em inglês) estará no Qatar npara apoiar as operações de segurança aérea para a Copa do Mundo FIFA 2022.
Os Airbus A330 MRTT da RAF são designados como KC2 Voyager, enquanto no Brasil o modelo foi batizado de KC-30. No termo britânico a nomenclatura KC2 não emprega o hífen, ao contrário de diversas forças aéreas, como a brasileira e a norte-americana, por exemplo.