A-29 Super Tucano atinge mais de 500 mil horas de voo em todo o mundo

A-29 também possui mais de 60 mil horas de voo em combates e foi selecionado por mais de 15 países

Por André Magalhães Publicado em 06/04/2022, às 16h14

Baixo custo e versatilidade são pontos altos do caça leve brasileiro - Embraer

A Embraer anunciou hoje (6/4), durante a edição 2022 da FIDAE (Feria Internacional del Aire y del Espacio), no Chile, que a frota mundial do caça leve A-29 Super Tucano alcançou a marca de 500 mil horas de voo.

O avião militar já foi escolhido por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo, incluído a força aérea dos Estados Unidos. Ao todo, mais de 260 unidades já foram entregues aos mais diferentes clientes.

“Estamos muito felizes de poder compartilhar este importante marco com a Força Aérea do Chile, nosso cliente de longa da data”, disse Bosco Costa Junior, Chief Commercial Officer da Embraer Defesa & Segurança.

Além da marca das 500 mil horas de voo o Super Tucano também obteve mais de 60 mil horas de combates. O avião desenvolvido no Brasil já realizou missões de fogo real no Afeganistão, por exemplo.

“Desde a chegada dos primeiros exemplares destes aviões à Força Aérea Chile, em 2009, os A-29 Super Tucano têm se destacado por versatilidade operacional, robustez e custos de operação”, disse Arturo Merino Núñez, Comandante em Chefe da Força Aérea do Chile

Além do Chile, que sedia esta importante feira aeronáutica militar de defesa, o A-29 Super Tucano também voa em outras forças aéreas da América Latina e do Sul: Colômbia, Equador, República Dominicana e Brasil, primeiro operador da aeronave no mundo.

Outros clientes incluem Indonésia, Líbano e Filipinas. Na África, o A-29 foi escolhido por Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Angola e, mais recentemente, Nigéria.

No Brasil, o A-29 é empregado na formação dos pilotos de caça, atua nas fronteiras do país em combate ao narcotráfico e é utilizado pela Esquadrilha da Fumaça – que está no Chile realizando demonstrações na FIDAE.

Comeoração das 500 mil horas foi realizada na capaital chilena Santiago - Embraer

 

O Super Tucano pode desempenhar várias missões, entre elas: ataque leve, vigilância, interceptação aérea e contra-insurgência. Outro destaque é a capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas, além de possuir vários sensores e sistemas modernos que podem ser instalados.

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