Atuais B-52H Stratofortress receberão novos motores, radares e sistemas e serão redesignados como B-52J
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês), confirmou que seus B-52H Stratofortress serão redesignados como B-52J após receberem os novos motores.
A mudança na designação já era prevista, visto a importância e magnitude das atualizações, que além dos novos motores Rolls-Royce F-130, inclui novo radar e demais sistemas eletrônico. O custo estimado da modernização é de quase US$ 3 bilhões (aproximadamente R$ 14,7 bilhões), mas pode aumentar conforme o projeto evolui.
“Qualquer aeronave B-52H modificada com os novos motores comerciais e subsistemas associados será designada como B-52J”, disse a força aérea, nos documentos de solicitação do orçamento de 2024.
O bombardeiro pesado conhecido por ter oito motores Pratt & Whitney TF-33 será reequipado com o Rolls-Royce F-130, derivados da versão civil que equipa os Gulfstream GV e Boeing 717, por exemplo.
O B-52J também ganhará o moderno radar de varredura eletrônica ativa (AESA) APG-79B4, que amplia consideravelmente as capacidade de missão.
Se tudo ocorrer como planejado, a aviação de bombardeiros dos Estados Unidos será baseada em apenas duas aeronaves, o veterano e modernizado B-52J e o novo B-21 Rider, uma aeronave furtiva com o que há de mais atual em tecnologia.
Por André Magalhães
Publicado em 06/04/2023, às 09h16
+lidas