AERO Magazine
Busca

Efeitos da crise sanitária

Van's Aircraft entra com pedido de concordata

A Van's Aircraft, fabricante dos lendários aviões da família RV, enfrenta dificuldades após a pandemia e entra com pedido de concordata


RV-10 é notório por sua elevada performance e espaço - Van's Aicraft
RV-10 é notório por sua elevada performance e espaço - Van's Aicraft

A Van’s Aircraft, tradicional fabricante de kits de aviões experimentais, entrou com um pedido de proteção contra a falência sob o Capítulo 11 da lei norte-americana. A empresa protocolou a concordata na segunda-feira (4).

A Van’s Aircraft há vários meses vem enfrentando uma série de problemas, a maioria decorrente dos problemas na cadeia de suprimentos causado pela crise sanitária de 2020. Além disso, um lote de primer defeituoso gerou a corrosão não-programada em kits em fabricação, assim como uma falha no corte de peças cortadas a laser comprometeu a própria linha de produção.

“O objetivo do pedido do Capítulo 11 é permitir que a Van’s continue a fornecer suporte contínuo aos seus clientes, fornecedores e funcionários por muitos anos”, disse a Van’s.

Os problemas geraram dificuldades no fluxo de caixa, que ocorre em um momento de elevada inflação nos Estados Unidos e alta nos custos de componentes e de financiamento.

“Como resultado desta combinação de falhas, a empresa enfrentou sérios problemas de fluxo de caixa dos quais não conseguiu se recuperar no curso normal dos negócios”, afirmou a Van’s em comunicado.

A expectativa é que o fabricante apresente um plano de reestruturação nos próximos noventa dias, que deverá ser analisado e então aprovado pela justiça norte-americana.  A proposta ainda apresenta detalhes sobre como a Van’s Airctaft planeja lidar com clientes que tenham sido ou possam ser afetados pelo ingresso no Capítulo 11.

“Entendemos que esta situação cria dificuldades para todos os envolvidos. No entanto, sem estas mudanças não vemos um caminho viável que permita à Van’s Aircraft permanecer no mercado e apoiar os seus clientes”, afirmou a empresa.

Ainda que tenha entrado com pedido de concordata, a Van’s Aicraft afirma que tem estoque para atender os pedidos realizados por um período entre doze e dezoito meses.

“À medida que fabricamos as peças adicionais necessárias para equilibrar esse estoque, iremos aproveitá-lo para atender pedidos de kits e peças nos próximos 12 a 18 meses”, diz o comunidado.

Agora a Van’s planeja contactar os clientes que receberam kits com problemas nos cortes das peças, avaliando o melhor caminho a ser adotado, o que inclui a substituição dos componentes defeituosos. O próprio fabricante estima que ao menos 1.800 consumidores foram afetados pelos problemas de corte das peças. A expectativa é solucionar todos os casos até o final de 2024.

Já os clientes com pedidos em aberto, cujo contrato prevê eventual atualização de preços, o que deverá ocorre por força da alta dos custos e inflação, também devem receber o contato da Van’s Aircraft nos próximos dias.

Em nota a empresa afirma que planeja “entrar em contato com clientes com pedidos de kits abertos que foram feitos antes da data de registro nos próximos 7 a 10 dias com uma oferta para aplicar o valor total de seus depósitos existentes na compra do mesmo kit, sob novos termos e condições, incluindo um aumento de preço”.

Por ora, em nota a Van’s Aicraft afirma que os pedidos em aberto não requerem qualquer tipo de modificação e serão enviados normalmente.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 08/12/2023, às 18h26


Mais Notícias