Mirage III foi utilizado pela força aérea da Suíça até ser aposentado em 2003, mas logo em seguida se tornou o único modelo do tipo civil
O único Dassault Mirage III civil e utilizado para passeios com passageiros pagantes foi aposentado. O caça fez seu último voo no dia 25 de maio, após o Escritório Federal de Aviação Civil da Suíça não validar a licença operacional.
O Mirage III DS voou pela força aérea da Suíça entre 1982 e 2003, com a matrícula militar J-2012. Após o período operacional o caça foi adquirido pela associação Espace Passion em 2005, para voos com civis que pagavam pela experiência de voar um caça, e obteve a registro civil HB-RDF.
Ao longo de quase vinte anos o "delta francês" voou mais de 1.387 horas, mas agora ficará exposto no museu de aviação Le Musée Clin d’Ailes, localizado em Payerne, na Suíça.
O Mirage III foi um sucesso do fabricante francês Dassault Aviation, obtendo diversas vendas ao redor do mundo e comporvando sua superioride em combate. O Brasil foi um dos operadores do delta francês, que se tornou o primeiro supersônico da Força Aérea Brasileira.
Na FAB, os Mirage III (F-103 como foram denominados), trouxeram além dos voos supersônicos, substituindo a antigos jatos F-80 e Gloster Meteor, também maior capacidade de combate.
Os caças ficaram na ativa entre 1972 a 2005, na base aérea de Anápolis, em Goiás e tiveram como principal missão a proteção aérea da capital federal. Após sua aposentadoria os Mirage 2000, uma evolução do modelo clássico, entrou em serviço, ficando na ativa até meados de 2013.
Por André Magalhães
Publicado em 30/05/2023, às 09h20
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