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Lenda a Mach 2

Único Mirage III civil é aposentado

Mirage III foi utilizado pela força aérea da Suíça até ser aposentado em 2003, mas logo em seguida se tornou o único modelo do tipo civil


Por quase 20 anos o Mirage III foi usado em voos privados - Espace Passion
Por quase 20 anos o Mirage III foi usado em voos privados - Espace Passion

O único Dassault Mirage III civil e utilizado para passeios com passageiros pagantes foi aposentado. O caça fez seu último voo no dia 25 de maio, após o Escritório Federal de Aviação Civil da Suíça não validar a licença operacional.

O Mirage III DS voou pela força aérea da Suíça entre 1982 e 2003, com a matrícula militar J-2012. Após o período operacional o caça foi adquirido pela associação Espace Passion em 2005, para voos com civis que pagavam pela experiência de voar um caça, e obteve a registro civil HB-RDF.

Ao longo de quase vinte anos o "delta francês" voou mais de 1.387 horas, mas agora ficará exposto no museu de aviação Le Musée Clin d’Ailes, localizado em Payerne, na Suíça.

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O Mirage III foi um sucesso do fabricante francês Dassault Aviation, obtendo diversas vendas ao redor do mundo e comporvando sua superioride em combate. O Brasil foi um dos operadores do delta francês, que se tornou o primeiro supersônico da Força Aérea Brasileira.

Na FAB, os Mirage III (F-103 como foram denominados), trouxeram além dos voos supersônicos, substituindo a antigos jatos F-80 e Gloster Meteor, também maior capacidade de combate.

Os caças ficaram na ativa entre 1972 a 2005, na base aérea de Anápolis, em Goiás e tiveram como principal missão a proteção aérea da capital federal. Após sua aposentadoria os Mirage 2000, uma evolução do modelo clássico, entrou em serviço, ficando na ativa até meados de 2013.

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Por André Magalhães
Publicado em 30/05/2023, às 09h20


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