AERO Magazine
Busca

Marca histórica

Textron entrega 1000ª aeronave da família Citation 560XL

Modelo marcou ingresso da Cessna no mercado de aeronaves de médio porte e alcance transcontinental


Citation XLS+

Citation XLS+ é herdeiro direto do Citation Excel, lançado há 27 anos 

A Textron Aviation entregou o milésimo avião da família da série 560XL, que inclui os modelos Cessna Citation Excel, Cessna Citation XLS e Cessna Citation XL.

A família 560XL foi lançada em 1994, com o Citation Excel, marcando o ingresso da Cessna no mercado de aeronave de negócios de médio porte. Desde então houve uma série de melhorias no modelo, que recebeu novas nomenclaturas e aperfeiçoamentos.

A aeronave foi entregue para um cliente baseado no nordeste dos Estados Unidos e será operada pela operadora de voos fretados Custom Jet Charters, baseado nos aeroportos de Palm Beach International e Westchester County.

Atualmente o modelo mais recente, o Citation XLS+ conta com alcance transcontinental, controles de motor FADEC e aviônicos Collins Pro Line 21, com quatro telas LCD, e adição de mapas e gráficos meteorológicos.

O Citation XLS+ conta com velocidade de cruzeiro de 441 nós (871 km/h) e alcance máximo de 2.100 milhas náuticas (3.889 quilômetros), com teto de serviço de 45.000 pés (13.716 metros).

A Textron também divulgou o número de entregas da família Citation XLS+ no mercado chinês, onde entregará em breve o 300º Citation XLS +. O mercado de aviação de negócios da China tem crescido consideravelmente nos últimos anos, marcando uma nova fase do transporte aéreo no país.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 01/04/2021, às 17h00 - Atualizado às 17h40


Mais Notícias