AERO Magazine
Busca

Para combater o excesso de judicialização

Tecnologia pode reduzir o extravio de bagagens em aeroportos

Uma plataforma de gestão aeroportuária pode reduzir custos relacionados ao extravio de bagagens


Segundo a Abear, o índice de judicialização contra empresas aéreas é o maior do mundo - BH Airport
Segundo a Abear, o índice de judicialização contra empresas aéreas é o maior do mundo - BH Airport

Uma plataforma de gestão aeroportuária para o monitoramento e controle em tempo real das atividades em solo poderá ser a solução para evitar o extravio de bagagens. A ferramenta utiliza processos automatizados e faz a captação de imagens e áudios por câmeras corporais que permite monitorar os processos e evitar problemas no manuseio de bagagens despachadas.

A tecnologia desenvolvida pelo L8 Group, empresa de tecnologia especializada em soluções para cidades inteligentes, permite o monitoramento e controle em tempo real das atividades em solo.

A solução permite que os centros de operações integrados acompanhem as atividades a distância, otimizando as equipes e as atividades para evitar atrasos em decolagens, extravios, danos ou trocas de bagagens.

A ideia é reduzir não apenas a perda de bagagens despachadas, mas evitar os custos com indenizações ou multas por descumprimento dos indicadores de qualidade, tendo um impacto positivo contra o problema do excesso de judicialização contra as empresas aéreas no Brasil.

O sistema é totalmente automatizado e com base em algoritmos especializados faz uma varredura completa dos voos programados no dia, criando minuciosamente as atividades para cada embarque”, disse Leandro Kuhn, CEO da L8, empresa desenvolvedora da plataforma.

No Brasil, o equipamento é utilizado atualmente pela Polícia Federal e pela Polícia Militar de Minas Gerais, no aeroporto internacional de Belo Horizonte (CNF).

Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/05/2024, às 08h57


Mais Notícias