AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

T-50 pega fogo em voo de testes

Falha está sendo investigada pelas autoridades e não deve afetar o cronograma do projeto


No dia 10, algumas imagens do Sukhoi T-50 avariado foram divulgadas na internet. Segundo oficiais que estavam presentes no evento, o protótipo estava realizando um voo de demonstração para uma delegação indiana, quando o piloto teve o primeiro alerta de falha no motor direito. Em seguida, houve perda do sistema de comunicação. Após o pouso houve um início de incêndio, que destruiu parte da fuselagem direita.

A aeronave envolvida no incidente é o quinto protótipo (055), que foi entregue para testes em Zhukovsky, em novembro de 2013. Falhas em voos de prova são relativamente comuns durante a campanha de testes de uma aeronave, sendo esse o primeiro problema grave encontrado no T-50.

As causas do incidente estão sendo investigadas pelas autoridades russas. Em nota, a UAC (United Aircraft Corporation), afirmou que o incidente não afeta o cronograma de testes e nem o projeto. A previsão é que o programa seja concluído em 2015, com as primeiras aeronaves de série sendo produzidas e entregues no ano seguinte. A expectativa é que o T-50 substitua todos os Su-27 Flanker em uso pela força aérea da Rússia.

Abaixo a íntegra da nota divulgada à imprensa:

“Moscou, 10 de junho. Hoje, no Instituto de Pesquisa de Voo, em Zhukovsky, próximo a Moscou, após o pouco do T-50 foi observada fumaça acima da entrada de ar direita, seguido de um incêndio local, rapidamente extinto. Além das avarias no avião, não houveram feridos. O Sukhoi Design Bureau designou uma comissão para investigar as causas do acidente. Este incidente não afetará o cronograma do programa de teste T-50.”

Redação
Publicado em 12/06/2014, às 07h19 - Atualizado às 07h25


Mais Notícias