AERO Magazine
Busca

Sobre o golfo Pérsico

Surge nova companhia aérea árabe inspirada na Qatar

Com aviões Airbus e Bombardier, a SaudiGulf Airlines, da Arábia Saudita, inicia suas operações no próximo dia 22 de junho


Nova companhia da Arábia Saudita recebe aval para inicio de suas operações com regime de liberalização de mercado. De acordo com a Autoridade Geral da Aviação Civil (RDPC) da Arábia Saudita, a nova companhia SaudiGulf Airlines deve iniciar suas operações no golfo Pérsico a partir de 22 de junho, data prevista para a cerimônica de entrega da licença. 

A SaudiGulf Airlines é uma das duas novas operadoras aéreas que passarão a ofertar voos domésticos na região, após a liberalização dos voos domésticos para novas companhias, no mercado que atualmente é monopolizado em 90% de participação pela Saudia (Saudi Arabian Airlines). O restante corresponde à atual participação da Flynas Nas Air, a única companhia low cost que opera no país.

O plano de criação da empresa teve como base a Qatar Airways, que foi a primeira companhia projetada para atender especificamente o mercado saudita. O Certificado de Operador Aéreo (COA) levou cerca de 18 meses para ser expedido pela autoridade aeronáutica, e deve ingressar no novo regime de mercado juntamente com sua concorrente, a Al Maha Airways.

Inicialmente, a companhia usará quatro Airbus A320 e posteriormente acrescentará 16 Bombardier CS300, que decolarão de sua base operacional no aeroporto de King Fahad International Airport (KFIA), em Dammam, na costa leste do país.

Oswaldo Gomes
Publicado em 14/06/2016, às 10h07 - Atualizado às 15h10


Mais Notícias