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Super-médio G280 é certificado para operar em Saint-Tropez

Aeroporto francês do Golfo de Saint-Tropez pode ser agora atendido pela família do super-médio G280 da Gulfstream


Aeroporto do Golfo de Saint-Tropez conta com pista curta e aproximação íngreme - Gulfstream
Aeroporto do Golfo de Saint-Tropez conta com pista curta e aproximação íngreme - Gulfstream

O Gulfstream G280 foi liberado para operar sem restrições no aeroporto francês do Golfo de Saint-Tropez, localizado em La Môle. O jato médio realizou uma série de demonstrações de decolagem e pouso, comprovando suas características de voo e capacidade de atender todas as restrições operacionais.

O aeroporto Golfo de Saint-Tropez está encravado em um vale, além de contar com uma pista de 1.071 metros x 30 metros, o que exige desempenho comprovado dos aviões para operação em pista curta e aproximação íngreme. Além disso, a operação no terminal ainda inclui uma  série de treinamentos especiais e uma autorização da Autoridade de Aviação Civil Francesa (DGAC).

De acordo com a Gulfstream, para iniciar as operações, as tripulações do G280 devem concluir o treinamento de solo, seção de simulador e ter a aeronave aprovada pela DGAC dentro de seis meses após o primeiro voo para La Môle. Nenhuma modificação na aeronave será necessária para aprovação operacional.

Saint-Tropez
Aeroporto está encravado em um vale e sua pista tem apenas 1.071 metros de comprimento

Saint-Tropez é uma badalada cidade costeira da Riviera Francesa, na região de Provença-Alpes-Costa Azul, localizada no sudeste da França, sendo referência de destino para artistas internacionais e a alta sociedade europeia, assim como de empresários de todo o mundo.

“Dada a sua localização privilegiada no sul da França, temos o prazer de abrir este destino para os clientes do G280”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “A aeronave oferece desempenho comprovado em pista curto, o que é necessário para este aeródromo, bem como acesso de alcance competitivo ao partir de La Môle para toda a Europa e norte da África.”

Além do desempenho exigido para La Môle, o G280 também oferece capacidade comprovada de aproximação íngreme, permitindo sua operação em diversos aeroportos restritos do mundo, como London City, no centro de Londres. O avião ainda é certificado pelos rigorosos padrões de ruído Estágio 5 dos Estados Unidos.

Recentemente a cabine do G280 recebeu algumas atualizações, incluindo gerenciamento de cabine exclusivo, sistemas de entretenimento de alta definição, assim como várias opções de conectividade, como o sistema de satélite de banda Ka de alta velocidade. O G280 oferece capacidade para até dez passageiros e é utilizado especialmente em voos de curta e média duração.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/06/2023, às 15h40


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