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SF-50 Vision entra na fase final de certificação

Cirrus espera iniciar as entregas do monojato em 2016


O SF-50 Vision, o monojato pessoal desenvolvido pela Cirrus Aircraft entra na fase final de certificação. O projeto considerado revolucionário acumula vários anos de atraso, mas foi o único dos chamados personal jets que sobreviveu ao entusiasmo de lançamento.

O projeto passa por um dos mais extensos programas de certificação já realizado pela indústria, tendo já comprovado a resistência estrutural, durabilidade, características de voo e performance.

Uma das últimas etapas realizadas pelo Vision foi de medição de nível de ruído exterior, considerado um dos mais desafiadores para a equipe de engenheiros da Cirrus. O processo é diferente da medição do nível de ruído de aeronaves a pistão, cujo procedimento é relativamente simples. Por se tratar de uma aeronave a jato, foi necessário passar por testes durante a decolagem, sobrevoo, passagens laterais e pouso.

Para esse trabalho a Cirrus contratou a Aviation Acoustics Inc, empresa especializada que realizou os testes de comprovação. Estes foram feitos obedecendo os requisitos do FAA, EASA e ANAC. Durante 4 dias no Aeroporto Internacional Grant County em Moses Lake, estado de Washington, o segundo protótipo do Vision, designado “C2”, efetuou todos os voos necessários para obter o aceite das agências reguladoras.

De acordo com os testes, o Vision possui níveis de ruído dentro do esperado pelas autoridades, sendo relativamente menor que de aviões do mesmo porte, já que possui apenas um motor.

Atualmente o projeto continua aguardando os resultados finais de testes diversos, como de resistência cíclica da asa. Conduzido na fábrica em Duluth, o processo acumula mais de 6 mil horas, sendo previsto mais 6 mil até o rompimento do material, que representa o ciclo da asa.

Recentemente o avião recebeu da FAA a Autorização de Inspeção de Tipo, documento que formaliza o início da avaliação em voo nos quesitos design, navegabilidade, desempenho e propriedades de pilotagem. Essa autorização permite que a Cirrus voe com um piloto do FAA a bordo, um dos elementos necessários para a certificação final da aeronave.

A previsão é que o Vision comece a ser entregue em meados de 2016.

Redação
Publicado em 29/09/2015, às 18h00 - Atualizado às 18h37


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