AERO Magazine
Busca

Aeroportos

Saab apresenta soluções para aeroportos

Empresa deseja expandir sua presença no mercado brasileiro em diversas áreas


A Saab, em nota, divulgou que apresentará suas soluções para aeroportos durante a Airport Infra Expo & Aviation Expo 2014, que ocorre entre os dias 17 e 19 de setembro.

A equipe de ATM (Air Traffic Management) da empresa sueca apresentará seus produtos e serviços, como a Torre Remota, a linha Aerobahn e o sistema de gerenciamento de segurança SAFE.

A última pesquisa com avaliação de 410 aeroportos ao redor do mundo apontou que a satisfação dos passageiros em 39 categorias, incluindo segurança, atendimento e eficiência, ainda é baixa no Brasil. O aeroporto do país melhor posicionado é apenas o quarto melhor da América Latina e não figura entre os 10 melhores do mundo. Com as ferramentas necessárias, a avaliação pode ser diferente em um futuro próximo.

Visando esse mercado a Saab busca expandir sua presença no Brasil. Um dos destaques é o Torre Remota, que permite controlar o tráfego aéreo à distância, gerindo, inclusive, mais de um aeroporto ao mesmo tempo. Por meio de câmeras de alta definição, sensores meteorológicos, microfones e outros dispositivos, os controladores operam o aeroporto de maneira semelhante ao que fariam em uma torre tradicional. A ferramenta foi adquirida pelo aeroporto Örnsköldsvik, na Suécia, e entrará em operação ainda esse ano. Por meio desta tecnologia, o aeroporto será o primeiro do mundo controlado remotamente. Os controladores estarão a 100 quilômetros de distância, a partir da cidade de Sundsvall.

Já, a plataforma Aerobahn permite que aeroportos, companhias aéreas e prestadores de serviços de navegação aérea gerenciem de forma mais eficiente e econômica as operações aeroportuárias.  Ao receber as informações em tempo real sobre status de voo que operam na superfície de um aeroporto, os envolvidos podem tomar as decisões com mais precisão e facilidade.

Outra solução que será apresentada no evento pela Saab, o Sistema de Gerenciamento de Segurança SAFE foi projetado para a melhor administração das necessidades de segurança e eficiência nas operações do dia a dia. Por oferecer aos prestadores de serviço uma plataforma de integração robusta e escalável, no centro de suas operações, o produto facilita a gestão das ameaças e incidentes do setor. 

Redação
Publicado em 10/09/2014, às 09h00 - Atualizado às 03h45


Mais Notícias