AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Qatar Airways adquire 9,99% da IAG

Grupo detém controle da British Airways e Iberia


A Qatar Airways adquiriu quase 10% do capital do grupo anglo-espanhol IAG (International Airlines Group), que controla a British Airways e a Iberia.

O negócio de US$ 1,7 bilhão envolve a compra de 9,99% do capital da AIG. A proposta da Qatar é ampliar sua parceria com a British Airways e Iberi, assim como aumentar sua influência na Oneworld.

O acordo ainda permitirá a Qatar ampliar sua presença em dois importantes Hubs europeus, Londres e Madri, assim como oferecerá acesso as linhas do Atlântico Norte e América do Sul, considerados mercados estratégicos. Para British e Iberia a parceria permite aumentar a presença na Ásia, Oriente Médio e Índia, mercados que a Qatar possui grande participação.

Embora o negócio não tenha sido detalhado, a Qatar afirmou que poderá ampliar sua participação na IAG.

Atualmente a Qatar é uma das empresas com maior crescimento no mundo, ao contrário das companhias europeias que veem enfrentando grandes problemas na última década, em especial a forte concorrência com empresas estrangeiras e restrições ambientais cada vez maiores. A empresa do Catar vem travando uma forte concorrência com empresas dos Emirados Árabes Unidos, que disputam o status de Hub global, aproveitando a localização estratégica de ambos países.

Redação
Publicado em 02/02/2015, às 09h00


Mais Notícias