AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Q400 é certificado no Brasil

Bombardier prevê mercado para até 450 unidades do modelo na América Latina


A Bombardier recebeu da ANAC a certificação de tipo do turbo-hélice Q400 no país. O modelo com capacidade para até 86 assentos é atualmente o maior avião da categoria e amplamente utilizado em regiões que exigem alta performance.

Em julho de 2015, o Canadá e o Brasil assinaram um MoU (Memorando de Entendimento) para promover e expandir a cooperação na área de Aviação Civil de ambos os países. A intenção é aproximar agentes públicos e privados estratégicos do Canadá e do Brasil para discutir a colaboração e a cooperação em áreas como desenvolvimento de aeroportos, navegação e segurança aérea.

“Expandir a nossa presença com aeronaves comerciais no mercado latino-americano é chave para a nossa estratégia de expansão global, e obter a certificação de tipo da aeronave Q400 marca uma etapa importante para o retorno da Série Q na região”, diz Alex Glock, vice-presidente regional de vendas na América Latina e Caribe da Bombardier Commercial Aircraft.

A Bombardier projeta para os próximos 20 anos a entrega de 1.150 unidades na categoria de 60 a 150 assentos para a América Latina e Caribe até 2034. São esperadas 450 unidades no segmento da Série Q de 60 a 100 assentos, sendo as demais unidades do CSeries, com capacidade entre 100 a 150 assentos.

O Q400 é o desenvolvimento mais recente da família Série Q de aeronaves, uma evolução dos de Havilland Canada Dash 8. O modelo conta com elevada e flexibilidade operacional, com possibilidade de aproximações íngremes e operação em pistas não pavimentadas.

Redação
Publicado em 16/09/2015, às 12h00 - Atualizado às 16h24


Mais Notícias