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Projeto da Embraer permite conversão rápida de aviões cargueiros

Solução aciona capacidade adicional ao permitir transporte de carga na cabine de passageiros


Boletim de serviço permite remover até 70% dos assentos dos E-Jets para acomodação de carga na cabine de passageiros

A Embraer desenvolveu uma solução rápida para os operadores das famílias E-Jet e ERJ que necessitam ampliar sua capacidade de transporte de cargas. A solução permite converter rapidamente o interior da cabine de passageiros para a acomodação de pequenos volumes, em um processo que se tornou usual após a escalada de casos de covid-19 no mundo.

O fabricante brasileiro desenvolveu uma solução de transporte de carga para sua linha de aeronaves comerciais que permite a empresa aérea optar por uma configuração montada na cabine principal, incluindo a remoção de até 70% dos assentos. Com o novo arranjo, é possível transportar pacotes menores nos compartimentos de bagagem acima dos assentos, enquanto itens maiores também podem ser transportados no piso principal e sobre os assentos, respeitadas as restrições de peso.

Segundo a Embraer, o E190 totalmente carregado pode transportar três toneladas métricas de carga na cabine, além da carga do bagageiro inferior, enquanto o E195 pode transportar até 3,75 toneladas métricas. Já a capacidade de carga útil da cabine E190-E2 de até 2,36 toneladas e do ERJ145 é de até 800 quilos.

Vale ressaltar que a conversão torna o avião exclusivamente dedicado ao transporte de cargueiro, enquanto todo o carregamento deve estar contido em uma rede de proteção previamente aprovada, que é fixada aos trilhos interno e externo dos assentos. Esta solução já está em uso em um E195 operado pela Azul Cargo.

“Os engenheiros da Embraer aceitaram o desafio quando os clientes perguntaram se conseguiriam encontrar uma maneira das aeronaves comerciais transportarem carga na cabine de passageiros”, explicou Johann Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte. “Hoje, os clientes podem escolher entre um portfólio de soluções para transportar carga nas cabines de seus EMB 120, ERJ 145 e E-Jets”.

A Embraer publicou Disposições Técnicas para as famílias de jatos comerciais ERJ 145 e de E-Jets, incluindo os E-Jets E2, que explicam como acomodar a carga na cabine. Também está disponível um boletim de serviço também para o turbo-hélice EMB 120 Brasília.

Para operadores que necessitem de maior capacidade, a Embraer pode oferecer um Boletim de Serviço para configurações completas de carga, como, por exemplo, no EMB 120. Essas configurações oferecem aos operadores a flexibilidade de transportar itens de carga maiores montados no piso na cabine.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 24/07/2020, às 13h00 - Atualizado às 14h28


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