AERO Magazine
Busca

Espaço

Progress M-27M sai de controle

Nave russa deverá cair na Terra nos próximos dias


A Roscosmos, a agência espacial russa, confirmou que a nave-cargueira Progress M-27M, lançada ontem (28), em direção a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) sofreu um grave problema e vaga sem controle pelo espaço.

Inicialmente a Roscosmos afirmou que a falha não comprometia a missão, mas agora confirma a perda do veículo espacial que transportava 2,5 toneladas de insumos e equipamentos para a ISS, incluindo combustível, oxigênio, alimentos, equipamentos científicos para os astronautas.

"A nave está em sua órbita, mas os dados telemétricos não estão transmitindo integralmente", declarou um porta-voz do centro de controle russo.

Embora não confirme o motivo da falha, a agência espacial não descarta um problema no foguete Soyus, o que teria desviado a nave da trajetória correta.

As agências espaciais, incluindo a NASA, afirmam o custo estimado com a perda da nave é de US$ 90 milhões. Ainda assim, afirmam que a ISS continuará operando normalmente, já que possui reservas suficientes para se manter além da data de chegada da próxima missão de transporte, prevista para agosto. Ainda assim, a missão poderá ser antecipada, visando manter a margem de segurança necessária para a tripulação.

A Roscosmos prevê que a eventual queda de fragmentos da nave aconteça entre 7 e 11 de maio, mas o local ainda não pode ser confirmado.

Redação
Publicado em 29/04/2015, às 16h00 - Atualizado às 16h50


Mais Notícias