AERO Magazine
Busca

DoraBot

Passageiros terão atendimento personalizado com assistente virtual

O novo assistente virtual do aeroporto internacional de Bogotá é alimentado por inteligência artificial para atender passageiros


O aeroporto internacional El Dorado movimenta cerca de quarenta milhões de passageiros por ano - Divulgação
O aeroporto internacional El Dorado movimenta cerca de quarenta milhões de passageiros por ano - Divulgação

A Botmaker, plataforma de soluções de conversação baseada em inteligência artificial (IA), implementou uma nova estratégia de engajamento automatizado para o aeroporto internacional de Bogotá.

O projeto utiliza o mecanismo de IA da empresa para oferecer um serviço omnichannel de atendimento aos passageiros. O objetivo é melhorar a experiência de mais de quarenta milhões de pessoas que passam pelo aeroporto anualmente. Para isso, a Botmaker desenvolveu o DoraBot, um assistente virtual no WhatsApp que permite interações automatizadas com os passageiros no canal de comunicação de sua escolha.

Inicialmente, o DoraBot foi configurado para gerenciar uma árvore de conversação com mais de 1.000 perguntas frequentes, facilitando o atendimento automatizado. Em uma etapa seguinte, o assistente foi integrado ao sistema de voos do aeroporto, o que possibilita que os passageiros verifiquem o status de voos, horários de partida, portões de embarque, entre outras informações. Os usuários também podem cadastrar seus dados de voo para receber notificações atualizadas.

Novas funcionalidades foram incorporadas ao DoraBot, incluindo integrações com outros sistemas aeroportuários e plataformas externas. Entre os novos recursos, está a possibilidade de verificar a disponibilidade do estacionamento em tempo real, consultar o tempo de espera nas filas de segurança e reservar serviços de transporte autorizados, tanto para uso imediato quanto para o futuro.

"O DoraBot é um concierge que auxilia o passageiro em todos os processos dentro do aeroporto. Nós o criamos do zero e em muito pouco tempo, graças ao apoio da Botmaker, e estamos muito satisfeitos", disse Juan David Micolta Rodríguez, chefe de Transformação Digital e Inovação do aeroporto internacional El Dorado.

A Botmaker informou que sua tecnologia de IA permite que o DoraBot compreenda o contexto das conversas e ofereça informações em tempo real em linguagem natural. Entre os recursos mencionados estão sugestões e recomendações personalizadas, com base nas preferências dos passageiros.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 04/09/2024, às 07h30


Mais Notícias