AERO Magazine
Busca

Humor

Os cartoons que fazem sucesso na internet

A história dos desenhos e do autor que retrata as histórias da aviação comercial


Se você gosta de aviação, provavelmente nos últimos meses já viu algum dos cartoons mostrando, de forma bem-humorada, o cotidiano da aviação. Sucesso nas redes sociais e constantemente compartilhados no WhatsApp os desenhos são obra de um piloto de linha aérea.

Num universo atualmente sisudo e altamente profissional, é difícil imaginar que um piloto tenha liberdade para brincar com todo o universo da aviação profissional. Mas esse é o caso de Fernando Crescenti, autor da Galeria Crescenti, que tem mais de 6.000 seguidores no facebook num número crescente. 


O autor, que hoje é comandante de Embraer   E-Jet na Azul, começou na aviação na década de 1990, voando Emb-120 Brasília, na Rio Sul. Antes de seguir carreira na Varig, passando ainda pela ABSA e Whitejets, o bem-humorado piloto era desenhista publicitário. “Por algum tempo levei a profissão de desenhista em paralelo à de piloto, até optar pela aviação” comenta “Mas, nunca deixei de retratar o cotidiano, especialmente as situações cômicas, dos voos”.

Foi justamente essa ideia de desenhar durante os tempos livres que levou um passatempo a atingir milhares de internautas, ligados ou não ao universo da aviação. Não raro Crescenti presenteava seus amigos e colegas de profissão com os desenhos que retratavam aqueles momentos que passavem juntos. No entanto, muitos começaram a publicar no facebook os cartoons, que chamavam atenção de amigos.

“Foi assim que minha esposa sugeriu criarmos a galeria no facebook”, conta. “Começou sem pretensão e logo se tornou um ponto de relacionamento de todos que compartilham algo com a aviação”. Além de reunir pessoas de diversos setores da aviação profissional, a galeria passou a ser curtida inclusive por quem não tem qualquer vinculo com o setor. Outras vezes, tornou-se um ambiente de interação com o Brasil, por parte de pilotos expatriados “Vários amigos que voam fora entram na galeria para ver o que anda acontecendo por aqui” comenta entusiasmado.

Além da galeria, Crescenti não raro acaba desenhando imagens pedidas por internautas que inclusive já usaram seus desenhos até para pedidos de casamento. E as situações são muitas, assim como os personagens que possuem identidade e personalidades facilmente identificáveis por qualquer um que esteja na aviação. Alguns inclusive são o padrão de qualquer profissional.


Comandante Badanha: É o personagem mais antigo, o típico comandante da velha guarda. Começou a carreira nos tempos áureos da aviação brasileira e está numa fase cansada e não tem paciência para estudar. Ainda assim gosta de passar sua “sabedoria” aos mais novos. Sempre tem uma dica para a geração atual.


Comandante Romeu: Daqueles comandantes românticos, que gosta do que faz, mas não raro passa uma dica furada para a turma.


Comandante Gaspareto: É aquele comandante pano-preto, cheio de mistérios. Nada para ele é fácil. Nunca está disposto a mostrar nada e nem compartilhar sua experiência. Uns dizem que ele gostava mesmo é de voar na Pioneira.


Copiloto Liberato: É o snap-chato. É daquele que o importante é postar nas redes sociais as fotos e vídeos na cabine, no briefing, na externa, no pernoite. Afinal, você não é nada sem uma conta no instagram. Há quem diga que foi criado pela avó.


Copiloto Sampoozinho: É o copiloto que tem bom coração, mas fala sem parar e nem sempre tem bom senso. Quer se enturmar, o problema que nem sempre numa boa hora.


Dona Leocádia: É uma comissária das antigas. Já voou nas grandes empresas do passado e sempre está colocando ordem na galley.


Comissária Alice: A aeromoça da turma. No hotel quer logo saber a senha do wifi, reclama do salário, mas gasta com futilidades e sempre está com o smartphone da atualidade.

Pinguinho: É o mascote do grupo, que sempre surge como um adendo a história. Foi criado por Crescenti ainda na época do aeroclube. Inspirado nos alunos que desejam voar e não estão com dinheiro, o Pinguinho acabou se tornando uma homenagem também aos entusiastas. Mesmo sem capacidade de voar, afinal é um pinguim, ele sempre está no aeroporto ou voando com alguém “de saco”. Recentemente se soube sua história. Nascido na Antártida, evidentemente, se encantou por um C-130 Hercules da FAB em missão no continente gelado. Curioso foi conhecer o avião por dentro, mas quando se deu por conta, estava voando rumo ao Brasil, onde tentaram chamar o Ibama, mas ninguém teve coragem de deportar o bichinho que agora tem “passe livre”.

Tupiaranga Air: É a empresa aérea que todos trabalham. Qualquer semelhança com a aviação real é mera coincidência.

Edmundo Ubiratan
Publicado em 23/02/2017, às 15h30 - Atualizado às 17h58


Mais Notícias