KC-46 Pegasus entram em serviço após vários anos de atraso e podem reabastecer até 35 caças
A força aérea dos Estados Unidos aceitou o KC-46 Pegasus, que deverá agora passar por uma etapa final de comprovação operacional. O modelo derivado do Boeing 767-200F, deverá substituir grande parte da frota de reabastecedores KC-135 em uso pela força aérea.
O programa KC-46 criado para superar as capacidades dos veteranos KC-135, desenvolvidos na década de 1950, enfrentou uma série de problemas, incluindo aumento dos custos e falhas no sistema de visão remota, o que atrasou em vários anos sua entrega. Durante o longo programa de testes, seis KC-46 completaram mais de 3.800 horas de voo e abasteceram diversas aeronaves, como os A-10, B-52, C-17, KC-10, KC-135, KC-46, F-15E, F-16 e F/A-18.
Como um enorme avião tanque o KC-46 pode transportar até 94,198 kg de combustível para reabastecer uma série de aeronaves. A capacidade é suficiente para 35 caças como o F-16, que comporam aproximadamente 2.685 kg de querosene nos tanques internos.
De acordo com a força aérea, o Pegasus foi rigorosamente testado nas mais variadas condições de seu envelope de desempenho. “O KC-46A é uma aeronave multimissão de desempenho comprovado. Planejamos trabalhar com a força aérea e a marinha durante a fase inicial de operações e avaliações do KC-46 à medida que podemos comprovar as capacidades operacionais” disse Leanne Caret, presidente e CEO da Boeing Defence, Space and Security.
A base aérea McConnell, no Kansas, receberá os primeiros quatro KC-46, com mais quatro sendo entregues na sequencia para a base aérea Altus, em Oklahoma. A Boeing foi contratada para a produção de 52 aviões, de um lote previsto para 179 aeronaves. As demais aeronaves serão produzidas após uma complexa campanha de validação operacional.
Por Ernesto Klotzel
Publicado em 15/01/2019, às 17h13 - Atualizado às 17h23
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