AERO Magazine
Busca

Rumo ao espaço

Nasa autoriza construção de nova nave espacial

Conceito do Dream Chaser é derivado do utilizado no ônibus espacial


Após um desenvolvimento conturbado, a Sierra Nevada Corporation (SNC) convenceu a Nasa que poderia tornar mais fácil a entrega de cargas para a Estação Espacial Internacional (ISS) com um novo-velho conceito de nave espacial. A nave Dream Chaser, recebeu o contrato para seis lançamento para abastecer a ISS.

Concepção artística da nave Dream Chaser acoplada na Estação Espacial

O conceito do Dream Chaser é oriundo dos primeiros estudos da corrida espacial, ainda na década de 1960, que previa uma fuselagem com elevada sustentação. Basicamente a maior parte da sustentação é gerada pelo corpo da nave, exatamente o mesmo princípio utilizado pelos já aposentados ônibus espaciais (Space Transportation System). Todavia, a SNC desistiu de tentar o contrato para sua versão tripulada, focando seus esforços no modelo destinado a carga, que oferece um payload (carga paga) acima de 1,5 tonelada e amplo espaço interno.

O envio de suprimentos para a ISS é algo realizado regularmente, mantendo as condições de sobrevivência para a tripulação permanente e para as pesquisas conduzidas no espaço.  Inclusive, os tripulantes da estação estão assoberbados com o número de experimentos científicos, encomendados de diversas partes do mundo, enquanto orbitam a Terra.

Dream Chaser pode ser transportada pelos foguetes Atlas V e Ariane 5

Ao contrário da versão tripulada que seria montada no topo do foguete, a nave atual tem asas dobráveis que permite ser transportada dentro de uma capsula, reduzindo assim a complexidade do sistema. Uma em contato com a ISS a nave será atracada em um dor portais da estação e realizará a transferir sua carga, podendo ser reabastecidas com itens gerais antes de regressar à Terra. O pouso do Dream Chaser ocorrerá em uma das pistas utilizadas pela Nasa.

A expectativa é que o primeiro lançamento ocorra no próximo ano.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 03/01/2019, às 16h00 - Atualizado às 16h59


Mais Notícias