AERO Magazine
Busca

Indústria

Mitsubishi prepara roll out do MRJ90

Apresentação ocorre dentro do último cronograma anunciado, acumulando assim 3,5 anos de atraso


A MHI (Mitsubishi Heavy Industries) se prepara para o roll out do MRJ90, que acontaerá no dia 18 de outubro, às 14h (horário local).

O projeto apresentado pela primeira vez em 2007, durante o Paris Air Show, está 3,5 anos atrasado e acumula uma série de dificuldades, especialmente as relacionadas aos processos de certificação. Ainda assim, o roll out é considerado um marco no programa, cumprindo assim o último cronograma anunciado, em 2013, de que a conclusão do primeiro protótipo ocorreria antes do final de 2014.

O MRJ é o primeiro avião comercial japonês desde o NAMC YS-11, lançado na década de 1960. O projeto que tem como sócio majoritário a MHI, tem como parceiros a Toyota e a Fuji Heavy Industries.

Na última semana a MHI anunciou que finalizava a verificação nos sistemas do primeiro avião, prevendo o início imediato da campanha de ensaios, com os primeiros ensaios estáticos e em solo ocorrendo ainda esse ano. O primeiro voo deverá ocorrer no segundo trimestre de 2015 e as entregas estão previstas para 2017.

De acordo com o fabricante, o segundo protótipo está sendo finalizando, com a instalação dos sistemas elétricos e hidráulicos e a montagem das asas. Já o terceiro protótipo, segundo fontes na MHI, recebeu a junção das seções da fuselagem e a previsão é que os sistemas e asas sejam instalados nos próximos meses.

A MHI não informou o cronograma do MRJ70, afirmando apenas que os esforços atuais são para finalizar os três protótipos do MRJ90 e iniciar sua campanha de testes.

O MRJ90 tem capacidade para 92 passageiros, em classe única, enquanto o MRJ70 terá capacidade para até 70 passageiros.

Fontes no mercado afirmam que a escolha da configuração 2+1 vai na contramão do mercado, que tem optado por aviões com cabine 2+2, como os atuais Embraer E-Jet, e 3+3 a configuração padrão das famílias Airbus A320 e Boeing 737.

Quem desejar acompanhar a cerimonia de roll out do MRJ90 deve acessar o link abaixo.
O evento ocorre na madrugada de sábado (18), às 2h no horário de Brasília

http://www.ustream.tv/channel/mrj-roll-out-ceremony-en

Redação
Publicado em 17/10/2014, às 10h00 - Atualizado em 23/10/2014, às 14h19


Mais Notícias