AERO Magazine
Busca

Indústria

Marrocos busca parceria com a Embraer

País se consolida como polo de formação aeronáutica e busca novos parceiros


O Marrocos quer dobrar a importância da indústria aeroespacial instalada e deseja atrair novos investidores, como a Embraer.
Com uma economia baseada especialmente em agricultura e na exploração mineral, o governo desde 2001, trabalha para aumentar a participação do setor aeronáutico, que durante o período foi responsável por injetar US$ 1 bilhão na economia. O foco tem sido a produção de peças para os principais fabricantes de aeronaves, tendo a França como principal parceiro.
Entre as estratégias do governo está a compensação (off-set) nas compras que envolvam material aeronáutico. Atualmente a Embraer negocia a venda de aviões para a Royal Air Maroc e o governo marroquino tem conversado para que o pacote de off-set inclua a instalação de um centro de manutenção no país, mas nada foi definido ainda.

O Marrocos ainda investe na capacitação profissional, tendo criado em parceria com setores privados, o IMA (Instituto das Profissões Aeronáuticas – na sigla em francês), que tem como foco capacitar trabalhadores de acordo com as demandas das empresas do setor aeronáutico. Os cursos são criados e moldados de acordo com as necessidades de cada fabricante, que auxilia o IMA na elaboração das matérias apresentadas. O curso é gratuito, sendo financiado pelo governo marroquino e pelas companhias que solicitam a capacitação. Desde sua criação, em 2011, mais de mil profissionais foram formados. Atualmente, a Bombardier é a empresa que mais vem apoiando o instituto, tendo sido responsável por mais de 10% das contratações. No total, o IMA já atendeu mais de 40 empresas instaladas no Marrocos.

Redação
Publicado em 03/02/2014, às 16h01


Mais Notícias