LVMH investe US$ 800 milhões na Flexjet e reforça presença no setor de aviação de negócios om foco em experiências exclusivas
Um grupo de investimento liderado pela L. Catterton, braço de private equity da LVMH, grupo que controla a Louis Vuitton, anunciou hoje (21), um aporte de US$ 800 milhões, na Flexjet.
A transação, que inclui também os fundos KSL Capital Partners e o brasileiro J. Safra Group, amplia a presença do conglomerado de luxo francês no setor de viagens de alto padrão. A Flexjet continuará sob o controle da Directional Aviation Capital. Todavia, o valor equivalente a R$ 4,45 bilhões, representa controle de 20% da Flexjet por parte da LVMH.
O investimento acontece em meio à consolidação do setor de hospitalidade e aviação de negócios como vetores de crescimento da marca de luxo. Enquanto as vendas de bens de luxo caíram 2% em todo o mundo em 2023, segmentos como gastronomia de alto padrão, hotelaria, jatos e iates apresentaram crescimento, segundo Bain & Company e Altagamma.
Com sede em Cleveland, nos EUA, a Flexjet busca se posicionar junto a comunidade de alto luxo, oferecendo experiências exclusivas e serviços personalizados. A empresa já mantém parcerias com marcas como Belmond, Ferretti Group e Bentley, incluindo colaboração em design de interiores de aeronaves e eventos sob medida.
Segundo o presidente da Flexjet, Kenn Ricci, a maior parte dos recursos será direcionada à expansão da frota — que deve crescer de 318 para 340 aeronaves até o final de 2025 — e à melhoria da infraestrutura, incluindo bases internacionais e centros de manutenção. A empresa também continuará investindo na formação de tripulações por meio de sua academia própria de comissários de bordo. Cerca de 25% dos fundos serão utilizados para pagamento de dividendos a acionistas.
A expectativa da Flexjet é alcançar um Ebitda de US$ 425 milhões (R$ 2,36 bilhões) em 2025, ante US$ 398 milhões (R$ 2,21 bilhões) em 2024 e mais que o dobro dos níveis registrados em 2020. A empresa atua com modelos de copropriedade, leasing e cartões de voo, contando atualmente com mais de 2.000 membros ativos.
Scott Dahnke, CEO da L. Catterton, disse que o histórico da Flexjet é marcado pela inovação contínua e alinhamento com as novas demandas de consumidores de alta renda.
A LVMH já havia reforçado sua presença no setor de viagens com a aquisição da Belmond por US$ 3,2 bilhões (R$ 17,8 bilhões) em 2018 e a expansão das marcas Cheval Blanc e Bulgari no segmento hoteleiro.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 21/07/2025, às 14h58
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