Em coletiva, a Latam Airlines anunciou o nome de Ramiro Alfonsín como novo diretor comercial (CCO) do grupo
Em meio ao anúncio dos resultados financeiros do terceiro trimestre, a Latam Airlines anunciou que Ramiro Alfonsín, atual vice-presidente de Finanças do grupo, assumirá o cargo de Chief Commercial Officer, a partir de hoje (7).
Alfonsín ocupava o cargo de CFO desde julho de 2016 e foi um dos responsáveis pelo processo de recuperação judicial da Latam sob a lei de falências norte-americana, conhecida como “Chapter 11”.
Nos últimos dezesseis anos, antes de ingressar no grupo de companhias aéreas, Alfonsín atuou em uma empresa multinacional de serviços públicos, onde ocupou posições de liderança como Deputy Chief Executive Officer e Chief Financial Officer para operações na América Latina. Anteriormente, trabalhou por cinco anos em Corporate and Investment Banking para bancos europeus.
Durante sua gestão como CFO, ele liderou o processo de refinanciamento de grande parte da dívida da Latam Airlines decorrente do processo de recuperação judicial sob o Capítulo 11, o que reduziu significativamente o custo financeiro da empresa. Além disso, a companhia eliminou vencimentos de dívida financeira até 2028.
De acordo com projeções contábeis, o refinanciamento deve gerar um impacto único de aproximadamente US$ 134 milhões (cerca de R$ 772,4 milhões) no demonstrativo de resultados da Latam.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 07/11/2024, às 07h00
+lidas