AERO Magazine
Busca

Jogos Olímpicos 2016

IATA participa da Sala Master de Comando e Controle da Aviação


Desde o dia 20 de julho está em operação a Sala Master de Comando e Controle da Aviação Civil, que atua 24 horas por dia, na sede do CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea).

Visando maior controle no sistema de tráfego aéreo e na segurança dos passageiros e operadores, a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) está participando dessa sala com um posto de coordenação, mantendo contato com os centros operacionais das companhias aéreas internacionais. “O objetivo é contribuir para que o sistema da aviação tenha o melhor desempenho possível, auxiliando no compartilhamento de informações entres as companhias aéreas atuantes no país e o CGNA”, diz Carlos Ebner, diretor da IATA no Brasil.

Através do IATA Tactical Portal, que funciona como um tipo de grupo de chat online, a IATA consegue comunicar informações operacionais praticamente a todas as companhias aéreas que poderiam ser afetadas por alguma interrupção. Todos os operadores na sala Máster dividem informações sobre o deslocamento de autoridades, delegações e turistas.

Além da troca de informações em tempo real, a IATA ainda realizada teleconferências diárias com 20 companhias aéreas registradas.

A IATA está atuando na Sala em conjunto com representantes de empresas aéreas, concessionárias de aeroportos, aviação executiva, Polícia Federal, Anac, Infraero, Secretaria de Aviação Civil, Receita Federal, Anvisa, além de empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo, ao manter contatos estreitos e providenciando informações para decisões rápidas e efetivas de forma colaborativa, cabendo ao CGNA a palavra final.

Redação
Publicado em 05/08/2016, às 16h00 - Atualizado às 16h38


Mais Notícias