AERO Magazine
Busca

Mais leve e mais integrado

Honeywell testa em voo nova suíte de aviônicos Anthem

Plataforma Anthem da Honeywell amplia capacidade da suíte de aviônicos e reduz peso a bordo de aeronaves


Imagem Honeywell testa em voo nova suíte de aviônicos Anthem

A Honeywell realizou o primeiro voo da suíte de aviônicos Anthem completamente integrada ao avião, que foi instalada em um Pilatus PC-12 usado como banco de testes. O voo se destacou por ser a primeira vez que a aeronaves foi totalmente gerenciada pelo sistema Anthem, um sistema de cockpit conectado à nuvem com telas sensíveis ao toque que possuem processadores integrados, eliminando a necessidade de computadores externos volumosos e módulos de processamento.

A cabine de comando do Anthem é, de acordo com a Honeywell, tem um sistema de arquitetura que reduz os requisitos de tamanho, peso e energia do sistema aviônico de uma aeronave em cerca de 50%.

O PC-12 decolou de Phoenix, no Arizona, para um voo de aproximadamente uma hora, tendo nos comandos o piloto de testes da Honeywell, Ed Manning, e o copiloto Bill Lee. Os ensaios foram conduzidos pelos engenheiros de voo Paul Carter e Will Quinn.

“Durante o voo, o piloto e a tripulação testaram vários aspectos do sistema modular e personalizável, e ele funcionou exatamente como projetado”, comentou Jim Currier, presidente da divisão de Soluções Eletrônicas da Honeywell Aerospace.

Pilatus PC-12 Honeywell
Sistema Anthem foi instalado em um Pilatus PC-12 utilizado como banco de provas

Um dos destaques do Anthem é seu conceito modular, ampliando o modelo existente, ao permitir ser instalado e personalizado para praticamente qualquer tipo de aeronave, incluindo aviões comerciais, jatos executivos, pequenas aeronaves de aviação geral, veículos avançados de mobilidade aérea e aeronaves militares.

“A Honeywell Anthem está abrindo novos caminhos no design de aviônicos e na interface piloto-máquina, com o objetivo de tornar o trabalho dos pilotos mais fácil e seguro e, essencialmente, permitir que os pilotos configurem seu próprio cockpit com base na missão e na fase do voo”, disse Ken Hurt, vice-presidente de engenharia da Honeywell Anthem.

Assim como tem ocorrido há quase 20 anos, a suíte Anthem priorizou a relação entre a interface do sistema de software e os pilotos, buscando novas abordagens que tornem seu uso mais intuitivo. Parte do conhecimento foi obtido pela grande popularização dos smartphones e tablets, que ampliaram o contato dos pilotos com tecnologias digitais simples e que atuam de forma objetiva.

“O Honeywell Anthem é simples, inteligente e intuitivo, e leva pouco ou nenhum tempo para se sentir confortável com ele”, acrescentou Currier. “Avançando os testes de voo na aeronave PC-12 [as equipes de desenvolvimento] se concentrarão em exercitar o sistema em cenários operacionais da vida real que fornecerão feedback crítico para designs finais”.

A certificação da nova plataforma não tem data para ocorrer, mas a Honeywell afirma que a evolução do projeto ocorre dentro do esperado.

“Este voo é uma demonstração clara da maturidade do sistema Honeywell Anthem o que nos posiciona fortemente no caminho para alcançar a certificação [FAA]”, explicou Ken Hurt.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 16/05/2023, às 15h00


Mais Notícias