AERO Magazine
Busca

Um pequeno voo para um drone...

Helicóptero da NASA voa com sucesso em Marte

Aeronave autônoma realizou um voo experimental de trinta segundos


Foto da sombra do voo do Ingenuity

Sombra do helicóptero Ingenuity durante seu voo em Marte

O helicóptero Ingenuity se tornou a primeira aeronave a fazer um voo em outro planeta. A equipe de engenharia do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), da Nasa e que conduz as missões de exploração em Marte, confirmou a operação bem-sucedida do pioneiro voo.

Alimentado por energia solar, o Ingenuity é um pequeno helicóptero do tamanho de um drone, que foi enviado para Marte para avaliar a possibilidade de voos no planeta vizinho e viajou ao lado do rover Perseverance.

Dados de altímetro indicaram que o helicóptero atingiu uma altitude máxima de 3 metros, se mantendo em voo estável por 30 segundos. Em seguida, desceu para tocar suavemente a superfície de Marte após registrar um total de 39,1 segundos de voo. A Nasa disse que em breve anunciará mais detalhes sobre o teste.

Antes de realizar o voo, a Ingenuity realizou por uma severa bateria de testes, envolvendo atualizações de software e avaliações sobre a sua operação em baixas temperaturas e com poeira sobre seus painéis solares.

A Nasa realizará nos próximos dias um novo voo com o seu helicóptero, prevendo um deslocamento oval de 30 metros. A demonstração ocorrerá utilizando o sistema autônomo de orientação, navegação e controle de bordo.

Pela distância entre a Terra e Marte, as informações e dados sofrem um atraso médio de vinte minutos, exigindo assim que todas as operações sejam previamente carregadas no sistema, para uma execução autônoma do veículo. Assim, o Ingenuity não pode ser pilotado com um joystick a partir da Terra, e seu voo não foi observado em tempo real.

O sistema é executado por algoritmos com os dados enviados e devolvidos do Planeta Vermelho usando uma vasta rede de satélites e antenas de alta capacidade da Nasa.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 19/04/2021, às 14h30


Mais Notícias