Helicóptero Bell 407B havia decolado do aeroporto de Congonhas e caiu cinco minutos depois, perto do ponto de partida
Um helicóptero Bell B407 caiu na manhã de hoje (19) na região do Campo Belo, próximo ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Atualizando a ocorrência postada de queda de aeronave pela Av Túlio Teodoro, 6 - Campo Belo, 9 vtrs, pequenos focos extinto , 2 vítimas, sendo : vit 1: masculino, adulto, piloto, sos pelo Águia 23 ao HC e vít 2: masculino, adulto, frautra em membro inferior, sos pelo SAMU ao
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) October 19, 2022
Segundo o Corpo de Bombeiros, nove viaturas foram deslocadas para o local. Duas pessoas foram resgatadas com vida e posteriormente hospitalizadas.
A aeronave de matrícula PP-BDL havia decolado de CGH por volta das 10h45 (Brasília). De acordo com informações do site de rastreamento de voos Flightradar24, três minutos após a partida, ela fez um círculo e teria tentado retornar ao aeroporto, mas caiu em uma área de lazer do Parque da Rocinha, por volta das 10h50.
Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero pertencia a uma indústria química e estava em situação regular, sendo apenas vetado o serviço de táxi aéreo.
Em nota, o Comando da Aeronáutica informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) foram acionados para realizar a chamada Ação Inicial da ocorrência.
O documento diz ainda que "na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realizam a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação. O objetivo das investigações realizadas pelo Cenipa é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes."
Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/10/2022, às 12h04 - Atualizado às 16h54
+lidas