AERO Magazine
Busca

Cada vez mais perto da realidade

Heli-Expo - Primeiro tiltirotor civil poderá ser entregue nos Estados Unidos em 2020

Leonardo firma acordo com ERA para fornecer dois AW609 destinados a missão aeromédica a empresa


O anúncio da Leonardo Helicopters às vésperas da Heli-Expo 2018, pode abrir o caminho para que, finalmente, o AW609 possa entrar em serviço comercial dos Estados Unidos.

O grupo ERA, um odos maiores operadores de aeronaves de asas rotativas no mundo, deverá receber dois AW609 em meados de 2020. O acordo inclui um pacote de treinamento para apoiar a entrada em serviço das novas aeronaves.

A ERA tem participado do programa AW609 desde 2016, quando firmou um memorando com a Leonardo para o desenvolvimento de uma variante EMS (evacuação médica emergencial).

Anunciado originalmente como BA609, em 1996, o projeto fazia parte de uma parceria entre a Bell Helicopters e a então Agusta (atual Leonardo). O primeiro voo ocorreu em 2003, passando para uma extensa e complexa fase de desenvolvimento do programa 609, que enfrentou uma série de desafios. Uma vez certificado, o AW609 será o primeiro tiltotor a entrar em serviço comercial. A aeronave possui capacidade para decolar e pousar na vertical, enquanto voa na horizontal com performance similar de um turbo-hélice. O AW609 foi desenhado para atender ao mercado executivo, com capacidade para até nove pessoas, numa cabine pressurizada em uma velocidade e alcance que chega ao dobro o de um helicóptero. Além disso, foram desenvolvidas versões destinadas a resgate aéreo e operações em plataformas de óleo e gás.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 01/03/2018, às 12h00 - Atualizado às 12h40


Mais Notícias