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O ultralongo alcance

Gulfstream produz o último G650

Gulfstream G650 sai de linha após 17 anos e encerra história com mais de 500 unidades entregues e diversos recordes


Último G650 na unidade da Gulfstream em Savannah - Gulfstream
Último G650 na unidade da Gulfstream em Savannah - Gulfstream

A Gulfstream concluiu a montagem do último G650, encerrando assim a produção do avião após 17 anos do lançamento. O avião final será enviado agora para a unidade de Appleton, no estado do Wisconsin, para a instalação de interior e posterior entrega.

Lançado em 2008, o G650 representou um salto tecnológico e de capacidade para a Gulfstream, inaugurando a família GVI (leia G-6) composta pelos G650 e G650ER, e posteriormente serviu como plataforma de desenvolvimento para os novos G700 e G800.

Embora o desenvolvimento do G650 tenha sido iniciado em meados de 2005, o lançamento ocorreu apenas em 13 de março de 2008, o mesmo dia do início do estouro da bolha imobiliária americana. Ainda que cercado de incertezas pelo momento econômico, o G650 obteve expressivo sucesso, atingindo mais de 500 entregas ao longo de sua produção. Além disso, redefiniu o segmento de aviões de cabine larga e alcance intercontinental, oferecendo inicialmente capacidade de voar distancias superiores a 7.000 milhas náuticas (12.964 km) voando a Mach 0.85, ou 5.000 milhas náuticas a Mach .090. Porém, após a certificação o alcance a Mach 0.90 foi ampliado para 6.000 milhas náuticas. Por fim, foi o primeiro avião de negócios a superar a marca de Mach 0.925, batendo o recorde de avião civil subsônico mais rápido que pertencia ao Cessna Citation X.

“Além das inúmeras conquistas do programa e de mais de 125 recordes mundiais de velocidade, as inovações introduzidas no design, na ergonomia e no processo de fabricação de alta precisão do G650 estabeleceram a base para a atual geração de jatos Gulfstream”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream.

Ao longo de quase 2 décadas a família G650 conquistou diversos recordes, incluindo uma volta ao mundo em 2015 com apenas uma parada; o voo mais longo e rápido da história da aviação executiva, quando o G650ER percorreu a rota de Singapura a Tucson, no Arizona, em 2019; e ainda foi reconhecido pelo Guinness World Records por realizar a circunavegação mais rápida da Terra, passando pelos polos Norte e Sul.

“Embora este seja o último G650 produzido, a alta utilização e a confiabilidade operacional da frota garantem que essas aeronaves continuarão a atender clientes por muitas décadas”, disse Mark Burns. “Como acontece com qualquer aeronave Gulfstream ao encerrar a produção, nossas equipes de Suporte ao Cliente e gestão de programas continuarão pesquisando, desenvolvendo e implementando tecnologias avançadas e atualizações retrofit, como o Honeywell Primus Epic Block 3, anunciado em julho passado, e a internet de alta velocidade Starlink, anunciada em outubro”.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 12/02/2025, às 13h00


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