AERO Magazine
Busca

Gulfstream G200 recebe pacote de atualização de sistemas

Pacote NextGen ProLink amplia possibilidade de uso do jato de negócios em rotas FANS 1/A+


Gulfstream G200

Atualização da suíte de aviônicos do G200 permite o avião continuar voando no Atlântico Norte

O Gulfstream G200 poderá receber a atualização NextGen ProLink destinada a suíte Collins Aerospace Proline 4 Dual Integrated FMS. A modernização utilizará os aviônicos básicos da Universal Avionics e fornecerá serão CPDLC-DCL, CPDLC-Enrute, FANS 1 / A + e European ATN B1.

O processo de atualização tem duração média de quinze dias, mas ampliará consideravelmente as capacidades do avião, incluindo acesso aos procedimentos

LPV e o “pull to load” para carga CPDLC, sendo esta última exigida pela FAA, a autoridade de aviação civil dos Estados Unidos.

A Trimec os serviços de modernização em suas instalações no aeroporto de Fort Worth Meacham, no Texas. O procedimento é certificado nos Estados Unidos, dependendo de acordos de convalidação em outros países, o que poderá ser obtido através da comprovação da documentação dos serviços realizados.

"Este pacote com componentes da Universal Avionics fornecerá uma alternativa acessível para os operadores do G200 que agora procuram atualizar para os FANS", disse o CEO da Trimec, John Holland.

O FANS 1/A+, acrônimo para Future Air Navigation System, é utilizado no Atlântico Norte e permite um maior volume de tráfego em rotas entre a América do Norte e a Europa. O sistema utiliza comunicação e navegação por satélites criando um ambiente de cobertura radar virtual, mas de grande eficiência e segurança.

O uso de diversas rotas tornou mandatório, desde janeiro de 2020, o uso do FANS 1 entres os níveis de voo FL290 e FL410.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Martin Romero
Publicado em 21/06/2021, às 13h00 - Atualizado às 14h04