AERO Magazine
Busca

Avanço de etapas

Futuro caça da Coreia do Sul passa por adequação de combate

Processo de adequação de combate faz parte do processo de certificação do novo caça KC-21 da Coreia do Sul


Alguns spectos do KF-21 lembram muito os norte-americanos F-22 e F-35 - Divulgação
Alguns spectos do KF-21 lembram muito os norte-americanos F-22 e F-35 - Divulgação

O novo caça KF-21 Boramae, desenvolvido na Coreia do Sul, passou por adequação provisória para combate, um dos pré-requisitos no procedimento de certificações da aeronave.

"A determinação de adequação para uso provisório em combate é um procedimento para promover a produção em massa durante a P&D [pesquisa e desenvolvimento]", publicou a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA).

O início da produção em massa do avião sul-coreano está previsto para em 2024. Quando estiver operacional, a força aérea irá incorporar o KF-21 em uma frota conjunta com os modernos e furtivos F-35.

Entre os equipamentos do KF-21 destacam-se o o radar de varredura eletrônica (AESA), produzido com tecnologia própria, equipamentos voltados para a guerra eletrônica (EW), rastreador infravermelho (IRST) e pods de direcionamento ótico (EO TGP).

Embora tenha um aspecto geral que lembre um caça de quinta geração, como o F-22 ou F-35, o KF-21 é um avião de geração 4 Plus (ou 4,5), a mesma dos F-39 adotado pelo Brasil, mas com diversas tecnologias criadas na própria Coreia do Sul. O avião foi criado em parceria com a Lockheed Martin, que prestou diversos suportes ao longo do desenvolvimento.

O avião sul-coreano poderá antingir Mach 1,81 (aproximadamente 2.230 km/h) e transportar uma carga útil máxima de 7.700 quilos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 16/05/2023, às 09h10


Mais Notícias