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Do céu ao inferno

A milionária frota de aviões de Eike Batista

Empresário já foi dono de uma coleção de cinco jatos de negócios


O nome de Eike Batista esteve na lista da Forbes como o do sétimo homem mais rico do mundo e agora foi incluído na difusão vermelha da Interpol (Polícia Internacional), a lista dos mais procurados do planeta. 

O outrora poderoso empresário brasileiro colecionou carros, itens de luxo e foi proprietário de uma considerável frota de aeronaves. Voar para o grupo EBX chegou a ser o sonho de diversos pilotos da aviação de negócios, que viam no conglomerado algo como o ápice da carreira.

A frota da EBX incluiu cinco aeronaves que representavam o ápice de suas categorias na época. Conheça as cinco aeronaves do agora procurado Eike Batista, com respectivos preços de lista. Considerando números atualizados, o valor da frota chegaria a quase US$ 100 milhões.  

Gulfstream G550 - US$ 61,5 milhões 

Até o lançamento do G650, o modelo era o avião de maior alcance e capacidade da norte-americana Gulfstream. O G550 era tido como um dos mais sofisticados aviões de negócio do mundo. O jato de cabine grande e alcance ultralongo se destacou por sua enorme capacidade e performance. Menos de duas semanas após entrar em serviço, o G550 voou sem escalas de Seul, Coreia do Sul, para Orlando, dos Estados Unidos, percorrendo uma distância de 7.301 nm (13.521 km) em 14,5 horas, estabelecendo um recorde de tempo entre as duas cidades.

Com capacidade padrão para até 18 pessoas, o G550 é Impulsionado por dois motores Rolls-Royce BR710 de 15,385 lbf (68.44 kN), possuindo alcance padrão de 6.750 nm (12.501 km) com uma velocidade de Mach 0.80. Seu regime de cruzeiro de alta velocidade é de Mach 0.87. Partindo de São Paulo, o avião pode voar até Auckland, na Nova Zelândia.

O modelo é utilizado pelo governo norte-americano no transporte de autoridades, incluindo o presidente, sendo designado como C-37B. Logo após seu lançamento, a equipe de desenvolvimento do G550 foi agraciada como o Troféu Robert J. Collier, um dos prêmios de maior prestígio da aviação mundial.

Embraer Legacy 600 - US$ 26 milhões 

Eike Batista foi um dos primeiros clientes da aviação executiva da Embraer. O Legacy 600, desenvolvido em 2001, representou um salto tecnológico e de capacidade na categoria. Disputando o mercado super mid-size, o Legacy 600 se destacava pela maior cabine e alcance superior a seus concorrentes diretos.

Desenvolvido a partir da plataforma do ERJ-135, o Legacy 600 se destaca por sua flexibilidade e disponibilidade operacional acima da média. Com capacidade para até 15 passageiros, na versão VIP, o modelo se tornou um dos maiores sucessos de enda da Embraer e deu origem a algumas versões aperfeiçoadas, como o Legacy 650.

Equipado com dois motores Rolls-Royce AE 3007A1E, o Legacy 600 possui velocidade de cruzeiro de Mach 0.78, enquanto seu regime de cruzeiro de alta velocidade é de Mach 0.80. O alcance é de 3.400 nm  (6.297 km), o que permite voar sem restrições por todo o território brasileiro.

O Legacy 600 foi adotado por diversas forças aéreas para o transporte de autoridades, como no Brasil, que é utilizado para o deslocamento de ministros e chefes de Estado.

Cessna Citation VII - US$ 1,5 milhão 

Desenvolvido sobre a plataforma do Citation III, o modelo incorporava uma série de aperfeiçoamentos e nova suíte de aviônicos. O Citation VII Model 650 é um avião de negócios de médio porte e alta performance, sendo considerado um dos mais rápidos aviões da categoria.

Lançado em 1991, sendo produzido até o ano 2000, o Model 650 se destacava por sua enorme performance. Equipado com dois motores Honeywell TFE731-4R-2S, de 4.080 lbf, cada, o modelo possui velocidade de cruzeiro de 882 km/h, ou máximo cruzeiro de Mach 0.85, voando a 51.000 pés (15.500 m), podendo manter uma razão de subida de até 4.400 pés/min.

Com alcance de 2.300 nm (4.259 km) o Citation VII se destacava como um dos principais aviões de negócio para voos domésticos, especialmente em países de dimensões continentais como o Brasil e Estados Unidos.

Embraer Phenom 300 - US$ 9 milhões 

Considerado o jato de negócios mais bem-sucedido da história, o Phenom 300 por três anos consecutivos tem sido o avião executivo mais entregue do mundo. A família Phenom foi a primeira desenvolvida pela Embraer com foco no mercado executivo e corporativo, visando dar ao fabricante as bases para ingressar completamente no cobiçado mercado de negócios global.

Sendo um projeto inteiramente novo e criado do zero, o Phenom 300 oferece maior velocidade, ganho de altitude e desempenho na categoria.  Impulsionado por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E de 3.360 lbf (14.95 kN) cada, o avião possui alcance de 1.971 nm (3.650 km) e capacidade para até sete passageiros. Aliando performance e capacidade, o Phenom 300 se tornou um modelo capaz de substituir diversos aviões de geração anterior.

O Phenom 300 foi o último avião de negócios adquirido por Eike Batista, que ainda contava com um helicóptero AgustaWestland AW109 na frota.

Atualmente, o ex-bilionário se desfez de toda sua aviação, com o Gulfstream G550 sendo vendido para um empresário chinês e o Legacy 600 tendo sido negociado com um empresário brasileiro do setor de varejo. As demais aeronaves formam comercializadas de forma direta no mercado de usados.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 26/01/2017, às 18h00 - Atualizado em 27/01/2017, às 12h17


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