Produzidos em fábrica, são uma nova realidade nos EUA
Faz muito tempo desde que qualquer autogiro recebeu uma certificação padrão de tipo da FAA e, neste caso, ainda é permitida sua operação como aeronave operada por pilotos esportivos.
O CEO da AutoGyro USA, Andy Wall, disse que, autogiros produzidos em fábrica, são uma nova realidade nos EUA. “O que representa o fruto de muitos anos de trabalho duro e perseverança da nossa equipe aqui e na base da Alemanha. “As escolas de pilotagem podem se preparar. As operações leaseback de giroplanos significam sua disponibilidade para pilotos da aviação geral a custos accessíveis”.
O projeto original do Calidus data de 2009 e, desde então, a aeronave tem sido certificada em muitos países, com sua velocidade de cruzeiro em torno das 95 mph a 110 mph (150 km/h a 175 km/h) com uma distância de decolagem de 30 pés a 300 pés (9 m a 90 m). Para melhorar ainda mais seu desempenho de decolagem, a aeronave conta com um sistema pneumático “pré-rotor”.
Seu motor é da série Rotax 912, mas também pode ser oferecido com o Rotax 914, turbo-alimentado. Com seus parâmetros de desempenho e peso máximo de decolagem de 1.234 lb (560 kg), o novo autogiro satisfaz a definição da FAA com relação a uma aeronave leve esportiva.
Ernesto Klotzel
Publicado em 05/12/2016, às 13h48 - Atualizado às 14h32
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