AERO Magazine
Busca

Homenagem a veterano

F-5 vira monumento em homenagem a veterano da II Guerra Mundial

FAB presta homenagem ao piloto veterano Diomar Menezes com monumento criado com o caça F-5


Militar brasileiro completou 71 missões de combate durante a II Guerra Mundial - FAB
Militar brasileiro completou 71 missões de combate durante a II Guerra Mundial - FAB

Um F-5 foi instalado na cidade de Jataí, no interior do estado de Goiás, como parte das homenagens ao veterano da Segunda Guerra, Diomar Menezes. O monumento foi instalado no último dia 10, na praça que prestas as referências ao piloto brasileiro que combateu pela FAB na Itália, contra as forças do eixo.

A solenidade reuniu autoridades civis, militares, familiares de Menezes, assim como cidadãos de Jataí.

O caça foi um presente da Força Aérea Brasileira à cidade do piloto brasileiro Diomar Menezes, do Primeiro Grupo de Caça, que voou na II Guerra Mundial realizando 71 missões com o P-47 Thunderbolt.

"É uma emoção muito grande, nós crescemos ouvindo as histórias do tio Diomar. Como ele morreu muito jovem, aos 22 anos. Uma homenagem dessas eterniza não só o nome dele, mas a missão que ele exerceu tão bravamente”, destacou Adélia Menezes sobrinha de Diomar.

Mesmo em sua curta carreira como piloto de combate, foi condecorado com a medalha Cruz de Sangue, concedida aos militares e civis que tenham servido à FAB, desempenhado missões de combate e tenham sido feridos em combate. Apenas treze aviadores brasileiros receberam a honraria, todos relacionadas a Campanha da Itália.

Em 30 de abril de 1945, sua penúltima missão, Menezes foi ferido por um estilhaço da aeronave inimiga na mão esquerda e mm 21 de maio de 1945, foi promovido a tenente.

A conversão de aviões militares desativados como momumento não é raro no Brasil e no mundo. A FAB, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro, assim como algumas polícias militares, já tornaram monumentos aeronaves como o Mirage III (F-103), AT-26, AMX (A-1), F-5, AF-1 Skyhawk, Esquilo, entre outros.

*Errata: Ao contrário do informado originalmente, a FAB participou da Segunda Guerra Mundial com o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) e não como o Primeiro Grupo de Defesa Aérea. O tenente Menezes completou 71 missões e não 75.
O texto foi corrigido.

Por André Magalhães
Publicado em 14/07/2023, às 14h30


Mais Notícias